22/08/2023
Economia

Casal deixa Bolsa Família e pensa em abrir um disk-pizza

imagem-97504

Da Redação

Em Guarapuava famílias estão deixando o Bolsa Família, motivados pelos programas de empreendedorismo e por cursos de qualificação profissional. O resultado é a redução de 12,6% no número de beneficiários do programa federal.

Joana Terezinha Antunes e o marido, José Sidnei Chagas, conseguiram melhorar a renda da família e até pensam em abrir um disk-pizza. Para o casal é uma grande conquista, pois, por seis anos, eles precisaram contar com a ajuda do programa Bolsa Família para sustentar os quatro filhos, Bryan, 10 anos, Gabriel, 7 anos, Emanuel, 5 anos, e Anthony, 2 anos. "Precisávamos desse auxílio, mas agora que nossa renda aumentou optamos pelo desligamento voluntário do programa. Desistimos por saber que outras famílias podem ser beneficiadas”, diz o vendedor.

Segundo o responsável pela gestão do Sistema Único de Assistência Social em Guarapuava (SUAS), Valdir Rodrigo da Rosa, os números mostram que a administração municipal está garantindo a inclusão dos beneficiados em programas educacionais, como o Mais Educação, desenvolvido em 36 escolas do ensino fundamental municipal, e o Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego (Pronatec). “Com as escolas em tempo integral, os pais desenvolvem outras atividades, além disso cerca de 900 alunos formados pelo Pronatec puderam ingressar ou retornar ao mercado de trabalho”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.