Cristina Esteche
O entrave que vem sendo travado nos bastidores da campanha política para as eleições na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), ganha novos desdobramentos. Tendo como alvo a logomarca da chapa situacionista “Orgulho de ser Unicentro” que, segundo organizadores, está sendo utilizada de forma depreciativa – penca de bananas- em nota, a coordenação de campanha, se manifesta tentando esclarecer o “o contexto de significados construídos na imagem que representa o orgulho de ser parte da Universidade”.
Para o marketing da chapa encabeçada pelo reitor Aldo Bona, representar o cotidiano de uma Universidade e o que se deseja à ela em um único símbolo é uma tarefa impossível. “O que tentamos fazer é abstrair a essência e o conceito daquilo que almejamos para a instituição e transformar isso em uma imagem, como deve ser o papel do Design enquanto área do conhecimento”.
De acordo com a equipe de marketing, o símbolo representa justamente uma esfera sendo formada, “pois entendemos que uma universidade nunca estará concluída”. Nesse sentido, a equipe explica que sempre haverá algo a se construir e isso gera o desafio de se fazer sempre melhor. As quatro faixas amarelas que iniciam a formação da esfera representam o Ensino, a Pesquisa, a Extensão e a Inovação.
Permeando esses elementos amarelos, as três partes brancas representam os segmentos que compõem a comunidade acadêmica, a saber, professores, funcionários e alunos. A” representação da imagem construída traduz-se na ideia de que professores, agentes e alunos têm trabalhado com Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, com muito orgulho de edificar, de forma equivalente, essa Universidade: uma esfera em construção constante. Se tirarmos ou diminuirmos a força de um desses segmentos, a esfera perderá sua essência e simetria. É dessa Universidade que temos orgulho”.
A nota na íntegra:
O orgulho de representar e de ser
Prezados(as) membros da comunidade acadêmica da Unicentro,
Considerando a forma depreciativa utilizada para se referir à logomarca da chapa Orgulho de ser Unicentro, a ponto de gerar sentimento de injúria racial por parte de integrante da comunidade acadêmica da instituição, manifestamo-nos no sentido de esclarecer o contexto de significados construídos na imagem que representa o orgulho de ser parte da Universidade.
Representar o cotidiano de uma Universidade e o que se deseja à ela em um único símbolo é uma tarefa impossível. O que tentamos fazer é abstrair a essência e o conceito daquilo que almejamos para a instituição e transformar isso em uma imagem, como deve ser o papel do Design enquanto área do conhecimento.
Do que temos orgulho? De uma Unicentro que, em 25 anos, cresceu em Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação. Que contribuiu e contribui para o crescimento social, econômico, cultural e educacional de mais de 50 municípios que abrangem mais de 1 milhão de habitantes. Que trata todas as pessoas de sua comunidade de maneira igualitária e que coloca todos em patamar de igualdade, tendo o respeito à dignidade da pessoa como cláusula pátria.
Diante deste cenário, que elemento visual seria capaz de representar isso? Uma esfera, acreditamos. Um sólido geométrico em que todos os pontos que compõem sua superfície estão à mesma distância de seu núcleo. Assim, a Unicentro, núcleo que abraçamos e queremos que continue num crescer contínuo e próspero, está próxima de todos da mesma maneira. Todos são atraídos por ela pela sua essência e natureza. Como um planeta ou uma estrela que, por sua gravidade, atrai sua superfície ao centro e forma um sólido presente em todo o Universo.
O símbolo representa justamente uma esfera sendo formada, pois entendemos que uma universidade nunca estará concluída. Sempre haverá algo a se construir e isso gera o desafio de se fazer sempre melhor. As quatro faixas amarelas que iniciam a formação da esfera representam o Ensino, a Pesquisa, a Extensão e a Inovação. Permeando esses elementos amarelos, as três partes brancas representam os segmentos que compõem a comunidade acadêmica, a saber, professores, funcionários e alunos. A representação da imagem construída traduz-se na ideia de que professores, agentes e alunos têm trabalhado com Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, com muito orgulho de edificar, de forma equivalente, essa Universidade: uma esfera em construção constante. Se tirarmos ou diminuirmos a força de um desses segmentos, a esfera perderá sua essência e simetria.
É dessa Universidade que temos orgulho. Que não distancia ninguém, que atrai a todos de forma igual e que cresce e se solidifica com a união de todos. Obviamente, as pessoas não têm a obrigação de saber disso tudo. Mas o desconhecimento de tais informações não credencia ninguém a efetuar comentários jocosos, dizendo que a logomarca escolhida representa um cacho de bananas.
É também o momento de dizermos que temos Orgulho de ser Unicentro e temos orgulho de contar com o professor Flávio em nossa equipe. Se o senhor sentiu-se ofendido, professor, receba nossa solidariedade e nosso apoio, pois entendemos que atitudes preconceituosas e discriminatórias não cabem em lugar algum, muito menos em uma Universidade Pública como a Unicentro.
Flávio, temos orgulho de você, de todos que estão contigo, conosco e com a Unicentro.
Guarapuava/Irati/Chopinzinho/
Coronel Vivida/Laranjeiras do Sul/
Pitanga/Polos de EaD/
Prudentópolis, 21 de agosto de 2015
Equipe Orgulho de ser Unicentro