* Da Redação
Na manhã de hoje (02), seguindo as deliberações do Conselho Estadual da APP-Sindicato, a direção da entidade apresentou para a superintendente da Educação, Fabiana Cristina Campos, uma proposta de calendário escolar, na defesa de unificar o início do ano letivo de 2016.
De acordo com a secretária de Finanças da APP-Sindicato, professora Marlei Fernandes de Carvalho, a proposta foi bem recebida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), que também sinalizou o interesse na unificação dos calendários. "O debate será levado para as equipes da Seed e para a secretária da educação. É preciso haver um esforço unificador para que o período letivo de 2015 se encerre no máximo até 19 de fevereiro, para que se tenha coletivamente o recesso de julho de 2016", explica Marlei.
A APP-Sindicato, desde o término da greve, defende a unificação dos calendários, respeitando a autonomia e o debate das escolas. Apesar do esforço, ainda é provável que existam calendários diferenciados em 2016. A Seed também se comprometeu a debater com os diversos Núcleos Regionais de Educação (NREs) a proposta, solicitando inclusive que as escolas que não realizaram a 6º aula possam fazê-la em fevereiro para adiantar o final do ano letivo de 2015.
Participaram da reunião a secretária de Finanças da APP, professora Marlei Fernandes de Carvalho, a secretária Educacional, professora Walkíria Olegário Mazeto, a secretária Geral, professora Vanda do Pilar Santos Bandeira Santana e a secretária de Gênero, Relações étnico-raciais e Direitos LGBT, Elizamara Goulart Araújo.