Lizi Dalenogari, da Redação
Os moradores da Vila Jordão também solicitam a implantação de lombadas em frente a Igreja, próximo aos pontos de ônibus e em outros pontos para inibir os rachas e a alta velocidade que certos motoristas insistem em usar na Avenida Rubens Siqueira Ribas, principalmente nas noites dos fins de semana.
Para a engenheira responsável pelo Departamento de Trânsito de Guarapuava, Fátima Verneck Lange, a implantação de lombadas precisa passar por critérios rigorosos. “A lombada pune o mau mas também o bom motorista, e principalmente o que está prestando serviço de saúde e segurança pública. Equipes do Samu, Corpo de Bombeiros e da própria polícia nos pedem para sermos muito criteriosos na implantação de lombadas. Em risco de vida, uma vítima pode não ser socorrida a tempo devido a redução de velocidade imposta pelas lombadas que aumenta consideravelmente a chegada das viaturas ao local de atendimento”, explica.
Segundo a engenheira a implantação da lombada em frente à igreja será executada nos próximos dias. “Mas infelizmente sabemos que isso não inibe a ação de maus condutores. O acidente na madrugada de domingo (06) que vitimou Sérgio Lopes, aconteceu porque o condutor do veículo, embriagado, desviou da lombada. Um exemplo de que as infrações e desrespeito as leis independem dos mecanismos que utilizarmos para impedi-los. A conscientização dos motoristas, a fiscalização mais ostensiva e a punição dos infratores são pontos fundamentais para que se reduzam os acidentes”, destaca.