Começou ontem o período de piracema (reprodução dos peixes) no Paraná. A proibição da pesca amadora ou profissional vai até 28 de fevereiro. Durante todo esse período haverá fiscalização nos rios paranaenses para evitar o descumprimento da lei.
A pesca está proibida em rios que nascem e terminam dentro do estado como o Tibagi (e seus afluentes), Arroio-Guaçu, Ivaí, Piquiri, São Francisco Falso e São Francisco Verdadeiro, das Cinzas e os afluentes do Reservatório Itaipu. A pesca também está proibida nas áreas de alagados, alagadiços, lagos, banhados, canais ou poços que recebam águas desses rios ou de outras lagoas em caráter permanente e temporário.
As exceções quanto às restrições a pesca são atividades desenvolvidas em rios e reservatórios artificiais, desde que realizada com linha de mão, caniço, molinete e iscas artificiais. As pescas realizadas em tanques de aquicultura e pesque-pagues também estão permitidas, desde que os locais tenham registro em órgãos como Ibama, Ministério da Agricultura e IAP.
Fonte: agência Bonde News