Da Redação
Começou nesta quarta feira (23) às 5h21 a primavera e de acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Mozar Salvador, a estação será de chuvas atípicas em quase todo o país. “No próximo trimestre, de outubro a dezembro, o Brasil estará praticamente dividido em duas grandes áreas: uma terá chuva acima da média e outra, abaixo”.
As temperaturas também serão proporcionais às chuvas. “Nas regiões onde a probabilidade de chuva ficar abaixo da média a tendência é que as temperaturas fiquem mais altas. E, em dias de chuva, a temperatura máxima tende a diminuir um pouco”, explica.
O meteorologista explica que o fenômeno do El Niño já está em curso há alguns meses e que seus efeitos são notadamente registrados em todo o país, com chuvas acima da média no Sul e Norte e seca no Nordeste. A próxima estação deve seguir essa tendência.
Segundo o meteorologista do Instituto Simepar, Reinaldo Knieb, no Paraná os os termômetros devem oscilar entre a minima de 12 graus Celsius e a maxima de 26. Já em novembro a minima sobe para 14 e a maxima para 28 grausC, enquanto em dezembro a média maxima prevista é de 29 grausC.
Ainda de acordo com Reinaldo, as chuvas fortes e as tempestades se intensificam na primavera, com previsões de 200 milímetros em outubro e novembro e superior a essa média em dezembro.