Guarapuava – Os devotos de Santa Terezinha estão tendo a oportunidade de estar junto com as Relíquias de Santa Terezinha. Elas estão disponibilizadas ao público na Igreja de Santa Terezinha, somente às 18h30min, diariamente, durante a celebração das missas.
As relíquias chegaram na cidade no dia 30 de outubro e permanecerão durante 2010 inteiro.
Segundo a Paróquia, se trata de uma relíquia “muito especial” que veio do Carmelo de Higienópolis em São Paulo pelas mãos do Frei Patrício Sciadini, que fez a entronização na Matriz Santa Teresinha, em comemoração aos 50 anos da paróquia.
Para melhor entendimento, relíquia é o que resta dos corpos dos santos, ou os objetos que estiveram em contato com Cristo.
As relíquias, segundo a Igreja, “são veneráveis porque os corpos dos santos foram templos e instrumentos do Espírito Santo e ressuscitarão um dia na glória”.
A Igreja Católica definiu a seguinte classificação de relíquias: Primeira Classe, parte do corpo de um santo (ossos, unhas, cabelo, etc.) Segunda Classe, objectos pessoais de um santo (roupa, um cajado, os pregos da cruz, etc.) Terceira Classe, inclui pedaços de tecido que tocaram no corpo do santo, ou, no relicário onde uma porção do seu corpo está conservada.
“As relíquias mais preciosas que Teresinha deixou são as palavras sábias e santas dos seus escritos espirituais, tesouro da sua memória para todos os cristãos”, afirm ao padre João Oscar, pároco da Igreja.
De acordo com o sacerdote, uma das dimensões a valorizar na veneração de Teresinha de Lisieux é o conhecimento da sua doutrina espiritual, simples e profunda, centrada na Ciência do Amor divino.
Foi a esse título que João Paulo II a proclamou Doutora da Igreja em 1997. Assim se propunha para toda a Igreja e se confirmava a atualidade do seu caminho de infância espiritual.