22/08/2023
Segurança

“Não estou pedindo pra sair”, diz comandante do 16º BPM

imagem-32354

Enquanto aguarda a publicação da sua exoneração do cargo e transferência para o novo setor pelo comando da Polícia Militar do Paraná, o comandante do 16º BPM de Guarapuava, tenente-coronel Daniel dos Santos, se considera um vitorioso pelo trabalho que desempenhou no comando do batalhão. Apesar de não estar definido, o comandante acredita que deve ser transferido para a capital do Estado.

Na avaliação do comandante, o ótimo resultado em termos de segurança pública regional deve ser creditado à união de esforços entre todos os setores. “O Ministério Público, o Poder Judiciário, a Policia Civil, a Policia Ambiental, as polícias rodoviárias Estadual e Federal, o setor de carceragem, a guarda municipal de trânsito, os conselhos de segurança, entre outros setores de segurança pública são fundamentais para a manutenção da tranquilidade. Se a situação melhorou nos últimos anos deve-se à soma de esforços, sem esquecer o profissionalismo de toda a tropa do 16º BPM, que atua 24 horas por dia na segurança da população”, enfatiza o tenente-coronel.

O comandante destacou ainda que o maior reconhecimento pelo seu trabalho têm sido os constantes convites que tem recebido para atuar em outras regiões do Estado. “No dia 15 de novembro completo três anos e seis meses no comando do 16º BPM. Iniciei como major e fui promovido a tenente coronel, o que já é um reconhecimento por um trabalho realizado. Mas tenho recebido vários convites de regiões do Estado para atuar. Eu não estou pedindo para sair do comando, mas as circunstâncias para o meu crescimento dentro da Polícia Militar estão me levando a isso”, destacou.

Transferência

Entre os locais cogitados para a transferência do comandante, figura a capital do Estado, onde ele considera um novo desafio na carreira. “No Estado Maior existe a possibilidade do setor de Planejamento e Instrução da Corporação e a proposta para desenvolver um Centro de Pesquisa. Independente para onde for, tenho certeza que serão novos desafios profissionais que terei pela frente”, afirma o comandante.

16º BPM

Entre as marcas que destaca como referências para o trabalho no comando do 16º BPM, o tenente coronel Daniel Dos Santos destaca a descentralização de ensino que ocorreu no batalhão. “Nós consolidamos o 16º BPM como um núcleo descentralizado de ensino. Antes, os policias tinham que ir até a Academia Militar, em Curitiba, em busca de formação. Hoje o caminho é inverso. Policiais de todo o Estado buscam qualificação e preparo em Guarapuava. Somos referência administrativa, operacional, de atuação em parceria com a comunidade, em questões de atendimento à imprensa e em projetos de assistência social. Me sinto um vitorioso em Guarapuava, pois consegui implementar minha proposta junto à comunidade, melhorando a credibilidade da instituição e diminuindo o índice de criminalidade”, conclui o comandante.

Definição

A definição de para onde será transferido e de quem assumirá o comando do 16º BPM deve ocorrer até o final de novembro, com a reunião da Comissão de Promoção de Oficiais. O tenente coronel Daniel dos Santos inicia um curso superior de polícia, que é pré-requisito para que ele seja promovido a coronel, o posto maior da PM no Paraná. Para que seja efetividade a troca de comando, a PM, através de uma portaria, exonera o comandante da atual função e o nomeia para o novo cargo.

Cogitado

Até o momento, o nome mais cogitado para assumir o comando do 16º BPM, apesar de não ser oficial, é do major Edson Solak, que atua na 3ª Cia, Independente da Policia Militar em Telêmaco Borba.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.