22/08/2023
Agronegócio

“Tenho orgulho de dizer que sou de Guarapuava”, diz Zuber na abertura da Expogua

“Tenho orgulho de dizer que sou de Guarapuava”. A afirmação foi feita pelo presidente da Sociedade Rural de Guarapuava, Johann Zuber Junior durante a solenidade de abertura da Expogua (Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava), no Parque de Exposições Lacerda Werneck, na noite desta sexta-feira (02). “Somos referência mundial no cultivo e produção de milho, cevada e trigo.  Somos referência na criação de gado Charolês e a Expogua é a vitrine do potencial agropecuário do município e da região”, observou Zuber.

Com o propósito de ser a maior exposição feira até hoje realizada em Guarapuava a expectativa é de uma movimentação financeira entre R$ 25 milhões e R$ 28 milhões, entre leilões e vendas em geral.

O potencial econômico de Guarapuava está evidenciado também no pavilhão da indústria e do comércio, sob a responsabilidade da ACIG (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava). “Temos 49 expositores e 40 são daqui, o equivalente a 90%”, disse o presidente da entidade, Eloi Mamcasz.

Para a prefeita em exercício Eva Schran, que cumpriu um dos seus últimos compromissos no cargo, outra mostra da potencialidade de Guarapuava está presente na Feira Regional dos Sabores, onde está sendo exposta a produção caseira de 16 produtores de quatro municípios: Guarapuava, Pinhão, Laranjeiras do Sul e Prudentópolis.

A parceria com o Governo do Paraná foi ressaltada pelos secretários estaduais. “Assinamos convênio para a liberação de calcário e óleo diesel e vamos assinar outro convênio para a pavimentação de seis quilômetros  de pontos críticos em estradas, com pedra irregular”, anunciou Ortigara.

“Estamos vivendo o ciclo de um novo momento com diálogo aberto na Prefeitura e no Estado, o que possibilita grandes parcerias”, destacou Cezar Silvestri, secretário de Governo que representou o governador Beto Richa na solenidade.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.