22/08/2023



Educação

‘Guarapuava é um exemplo’, diz reitor de Universidade paraguaia

imagem-70421

O presidente da Zicosur Universitário e reitor da Universidad Nacional de Itapúa (Paraguai), professor Hildegardo Gonzalez Irala, esteve em Guarapuava juntamente com reitores de universidades de diversos países durante o encontro Red Zicosur Universitário, co-promovido pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

“Guarapuava é um exemplo no que se refere a implantação de cursos superiores e nosso objetivo é compartilhar essa jornada muito importante aqui, fortalecendo as relações entre as instituições, que são fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico da região. Muito temos que aprender ”, fez questão de salientar o reitor paraguaio.

Três eventos em menos de uma semana reforçaram a imagem de Guarapuava como referência no Centro do Paraná, enquanto exemplos do momento social e econômico que o município vive.

O prefeito Cesar Silvestri Filho recebeu duas homenagens da Presidência da Zicosur durante o evento. “Vivemos um grande momento na nossa história e parte disso é graças aos benefícios trazidos pelas instituições de ensino público e privado do município. Nossa cidade não é a mesma de 20 anos atrás, devido ao crescimento universitário, que atrai novas pessoas e deixa a nossa terra ainda mais plural”, enfatizou Cesar.

Guarapuava conta atualmente com três faculdades: Faculdade Campo Real, Faculdade Guairacá e Faculdade Guarapuava. E também com duas universidades: Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), que atendem a demanda de Guarapuava e mais 28 municípios da região centro-sul do Estado, sendo considerado um forte e promissor  pólo universitário.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo