22/08/2023



Saúde

“Antes molhava muito”, diz moradora do Colibri

imagem-89932

Lizi Dalenogari, da Redação

Dona Dinair Rodrigues é moradora no bairro Colibri em Guarapuava há 6 anos. Por inúmeras vezes precisou recorrer a antiga Unidade Básica de Saúde (UBS) e sempre se entristecia pelo que via. “Quando chovia molhava muito lá dentro e a equipe se via louca para atender a gente, mas sempre atendiam. Agora dá gosto de entrar aqui e ver tudo novo, e saber que meus netos, nós todos seremos atendidos num lugar limpo, chique”, conta.

A entrega da UBS do Colibri aconteceu neste sábado (11) à tarde. Ela passou por reformas e ampliação, apresentando uma visível melhora da estrutura para os usuários. Banheiro adaptado, novos consultórios, sala para agentes comunitários, recepção ampliada e com acessibilidade, além de novos equipamentos surpreenderam os moradores que prestigiaram a entrega. “Isso ta uma lindeza. Dá gosto de entrar aqui nem que não esteja doente”, brinca Eunice Miranda, moradora no bairro há 15 anos.

A unidade assiste cerca de cinco mil pessoas do Colibri e de localidades próximas. Para Elena K. Bail, que há 16 anos mora no bairro, é gratificante ver a transformação do local e aproveita para elogiar equipe de atendimento. “A equipe é bacana, esforçada. Tem a enfermeira Andressa, a enfermeira Aline que saiu mas que guardamos um carinho por ela. Eu e minha família sempre fomos atendidas aqui e ver a estrutura assim nos alegra muito. Dá condição melhor para a equipe trabalhar e mais conforto e segurança pra nós”. Elena estava acompanha das filhas e netos e da amiga Maria José Fernandes que também aprova a reforma e ampliação da UBS. “Vamos ver nossos netos serem atendidos em um outro ambiente e isso nos deixa feliz e seguras”.

A vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran, que representou o prefeito Cesar Filho na ocasição, afirmou que a Prefeitura de Guarapuava está trabalhando para melhorar e valorizar a região. “A população do Colibri está assistida. Uma das ações que chegará em breve é o Projeto Orquídea, que vai trazer para as mulheres cursos de artesanato, economia familiar, informações sobre a Lei Maria da Penha, entre outros.”

Esta foi a sétima unidade de saúde entregue à comunidade. No total 12 passaram e passam por melhorias e ampliações.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo