Lizi Dalenogari
A deputada estadual Cristina Silvestri prestigiou na manhã desta quarta-feira (09), a inauguração da Araupel, na PR 466, em Guarapuava, que hoje completa 196 anos. A fábrica, construída em 38 mil metros quadrados, já investiu um total de R$147 milhões em Guarapuava, gerando mais de 700 empregos diretos e indiretos.
“A Araupel é um exemplo de empreendedorismo. Uma das indústrias mais modernas da América Latina, com certificação ambiental, equipamentos de última geração e uma produção de primeira linha no segmento, além de demonstrar um comprometimento social, já que prima pelo bem estar de seus funcionários. Aqui está a maior prova de que estamos no caminho certo e que os bons exemplos estão aqui, bem perto de nós”, destacou Cristina.
A FÁBRICA
Sobre 268 mil m², às margens da PR 466 e junto ao Distrito Industrial foi erguida a nova unidade da Araupel com 35 mil m² de área construída. O projeto tem como objetivo aumentar a produção da empresa. Segundo o diretor da PH Engenharia e Consultoria, Paulino Gonçalves, profissional que coordena os projetos e obras da unidade Guarapuava, “a nova unidade terá um profundo respeito pelo meio ambiente, com uso de água de chuva em seu processo produtivo, além de iluminação e ventilação naturais, o que certamente melhora o bem-estar do colaborador”.
De acordo com os diretores da empresa, a expansão dos negócios para Guarapuava foi motivada por diversos fatores: a privilegiada localização da cidade em termos de escoamento de produção foi um dos pontos fortes na escolha, além da estrutura do Distrito Industrial, da proximidade de serviços, de maciços florestais e do mercado consumidor. “Guarapuava foi sem dúvida uma boa escolha para a Araupel também por sua infraestrutura em saúde, educação, lazer e transporte. Mas o que mais nos surpreendeu foi a hospitalidade deste povo. Encontramos no prefeito Cesar Silvestri Filho, na deputada Cristina Silvestri e em todos os funcionários da Prefeitura que diretamente se envolveram neste projeto, uma cordialidade e boa vontade muito rara de se encontrar hoje em dia e por isso somos imensamente gratos”, enfatizou o diretor administrativo da empresa, Tarso Giacomet.
Na unidade Guarapuava será mantida parte da mesma linha de produção do que é feito hoje em Quedas do Iguaçu, ou seja, molduras, blanks e boards. O aumento na capacidade de produção acompanhará a evolução natural dos mercados, podendo atingir até 100% da atual. Faltando poucos dias para conclusão de 100% da estrutura física, o investimento na nova unidade já demandou mais de 147 milhões de reais e vai gerar cerca de 700 novos empregos diretos e indiretos em Guarapuava.
Prefeito Cesar Filho é homenageado durante solenidade de inauguração
A ARAUPEL
A Araupel possui duas sedes: a administrativa em Porto Alegre (RS) e a industrial em Quedas do Iguaçu (PR). A empresa é formada por capital 100% brasileiro, destacando-se nas exportações de molduras, componentes de móveis, portas e escadas, principalmente para os mercados europeu e norte-americano. A privilegiada localização foi um dos pontos fortes para a instalação da unidade de Guarapuava, além da disponibilidade de mão de obra e da proximidade de serviços, de maciços florestais e do mercado consumidor.