22/08/2023



Geral

“Deficiência está no sistema”, afirma cadeirante

imagem-93479

Da Redação

“A maior deficiência não está nas pessoas com limitações, mas na própria estrutura física, institucional e política”. Essas são palavras de Antônio Marcos da Rosa, relações públicas da Associação de Deficientes Físicos de Guarapuava. Para ele, que é cadeirante, a maior dificuldade enfrentada por pessoas com algum tipo de deficiência é exatamente driblar as limitações do sistema que não atende a todos.

Antônio Marcos está participando da IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Guarapuava. Ele afirma que as discussões e propostas apresentadas no evento são muito importantes, bem como a participação de pessoas de todas as esferas e com vários tipos de limitações. Participam do evento representantes de associações de deficientes físicos, auditivos, mentais e visuais. “O slogan da Conferência é ‘Ei!! Sou cidadão…’. Isto representa muito bem nossos objetivos. Nós queremos igualdade, pois hoje é muito difícil tanto na questão de acessibilidade como de oportunidades. É importante ter pessoas aqui com diferentes visões pois cada um poderá contribuir com suas experiências”, comenta.

Durante a tarde desta terça feira (9) serão discutidas propostas e apresentadas ideias para a implementação de políticas públicas que favoreçam pessoas com qualquer tipo de limitação. Uma Conferência Estadual será realizada em setembro para aprovação de propostas em nível estadual. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo