Lizi Dalenogari
Guarapuava – Entrando na nova casa com o pé direito, acompanhada do marido Nilson e dos filhos Amanda e Bruno, Rosangela foi uma das 77 futuras moradoras do Residencial 2000 a vistoriar as obras de seu novo lar, e não escondia o contentamento. “O sonho de uma vida inteira. Nem acredito que é minha. Que felicidade! São mais de 20 anos de espera sem nunca perder a esperança. Preenchemos os papéis e fomos sorteados, e ao contrário do que muita gente maldosa pensa e fala aí na internet, não temos carro e não somos ricos. Somos sim trabalhadores honestos que criamos nossos filhos com honestidade e merecemos sim realizar este sonho”, desabafa.
Rosangela e Nilson Cordeiro da Silva, ambos com 45 anos, residem atualmente no bairro Morro Alto e não veem a hora de assinarem o contrato e receberem as chaves da casa própria. “Dá gosto de ver o acabamento, os detalhes de todos os cômodos. É nosso canto que passamos a chamar de nosso, finalmente”, diz emocionado Nilson.
A equipe da Secretaria de Habitação e Urbanismo da Prefeitura de Guarapuava acompanhou as 77 famílias que entraram pela primeira vez em suas casas. O prefeito Cesar Silvestri Filho fez questão de acompanhar este momento tão importante na vida destas famílias. “Nos emociona participar deste momento com vocês. Dá prá ver o brilho no olhar de cada um e não tem nada de mais gratificante. Sejam muito felizes em seus novos lares e vistoriem tudo com olhar de donos, pois é o que vocês são de agora em diante”, fez questão de frisar.
Nesta etapa, os moradores verificam toda a estrutura do local, ou seja, observam todas as instalações e a própria construção. Após esta etapa, os moradores poderão assinar os contratos com a Caixa Econômica Federal para, posteriormente, receber as chaves dos imóveis. “Na próxima quarta feira, dia 02 de março, a partir das 13h30 vocês devem comparecer ao Salão Paroquial da Catedral Nossa Senhora de Belém para assinarem os contratos”, explicou o secretário de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre.
As famílias contempladas foram aprovadas pelos critérios da Assistência Social, e dão mais um passo para a realização do sonho da casa própria. O secretário Flávio Alexandre, destaca essa etapa como uma das mais importantes. “Eles conheceram mais que simplesmente casas, conheceram um futuro lar de proteção, amor, paz e alegria. Por isto, é muito importante que todos os ambientes fossem vistoriados criteriosamente, como orientamos”, enfatizou o secretário.
Mesmo com chuva, todas as casas foram vistoriadas. As 77 casas possuem dois quartos, sala e cozinha, banheiro e lavanderia. A entrega das chaves será determinada pela Caixa Econômica Federal, mas o prefeito deu uma boa notícia aos futuros moradores. “Solicitamos a Caixa que logo os contratos sejam assinados, que façam a entrega das chaves mesmo sem solenidade pública. Depois que o restante dos mutuários do Residencial 2000 assinarem seus contratos, faremos uma comemoração só e fazemos questão da presença de todos vocês”.
Regiane Teresinha Erdan e Cristovão Dorodeski não continham a emoção. “É a maior alegria da nossas vidas depois do nascimento de nossos filhos. Uma emoção tão grande que parece que o peito vai explodir de alegria. Temos dois filhos e saber que vamos poder deixar uma casinha prá eles é tudo que nossos pais queriam ter feito por nós e não puderam.”, disse a futura proprietária.
Dona Ermídia Bueno de Oliveira, de 67 anos é uma das moradoras mais antigas do Residencial 2000 e comemora a chegada dos novos vizinhos. “Quem é do bem regozija-se com a alegria do outro. E infelizmente cada dia vemos que este sentimento nobre de alegria pelo contentamento do outro vem se perdendo. Podem falar o que quiserem mais nunca Guarapuava recebeu tanta casa e apartamento como na gestão do Cesar. Vai ficar marcado na vida desses homens e mulheres, de seus filhos e netos e de todas estas famílias contempladas dentro de critérios justos, como nunca se viu antes. Doa a quem doer. Se depender de mim estas famílias são muito bem vindas aqui”, enfatiza.