Texto e Fotos: Lizi Dalenogari
Valia apenas o terceiro lugar mas ainda muitos brasileiros esperavam uma vitória da seleção canarinho. A vitória holandesa por 3 a 0 sobre o Brasil na tarde deste sábado (12) em Brasília, no Estádio Nacional, decepcionou os guarapuavanos mais uma vez. Mesmo durante o jogo a movimentação no centro da cidade era como de um sábado normal. Com o resultado o Brasil acaba como quarto colocado na competição.
No fim do jogo, a equipe de reportagem da Rede Sul de Notícias saiu às ruas mais uma vez e encontrou dificuldade para encontrar um torcedor disposto a falar sobre a partida. Amarildo Xavier, 47 anos, morador do bairro Santana já havia deixado de assistir a partida antes do fim do primeiro tempo. “Logo que a Holanda vez o segundo gol, com Blind, larguei mão de sofrer. Uma vergonha termos que passar por isso na nossa casa. Este é o sentimento que fica, vergonha!”, desabafa.
O casal Cryslaine Prates e Willian Ghilardi, observavam os dois filhos brincarem na Praça Cleve e falavam sobre a partida. “Não tem como não ficarmos decepcionados, mas também precisamos entender que a vida segue. Nossos filhos ficaram tristes no jogo contra a Alemanha e neste jogo contra a Holanda nem ligaram, nem quiseram assistir. Acho que desgostaram, assim como nós”, diz Cryslaine.
Maria Rosane Schinader assistiu o jogo no trabalho e se decepcionou com os colegas mais uma vez com o resultado. “Vergonha. Frustação. É assim mesmo. Amanhã não decide para quem vou torcer, mas acho que para a Alemanha já que tenho o sobrenome alemão”, ponderou.
Para o torcedor Anderson Amaral, morador da Vila Bela, tudo já havia perdido a graça já no fiasco na semifinal contra a Alemanha. “Lá tudo já havia perdido o sentido. Agora ficou mais feio ainda. Logo que a Holanda fez o segundo gol fui fazer outras coisas e não assisti mais. Nem vi o terceiro gol, ainda bem. Agora chega de Copa e que as coisas se ajeitem para 2018, tomará”.
Amanhã Alemanha disputa o título com a Argentina às 16h no Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro.