22/08/2023



Esportes

11 equipes de Guarapuava na final dos Jocop´s

imagem-16862

Onze equipes coletivas de Guarapuava seguiram para a fase final dos 57º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop´s). Elas fazem parte dos 9.313 atletas, quase 2 mil a mais que em 2009. Os campeões da maioria das modalidades vão representar o Paraná nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, em Fortaleza (CE), para alunos de 12 a 14 anos, de 10 a 19 de setembro, e em Goiânia (GO), para os de 15 a 17 anos, de 3 a 12 de dezembro. Os destaques dessa competição representam o Brasil no exterior em jogos nessas faixas etárias.
Devido a gripe H1N1, a fase final foi adiado em uma semana, de 21 para 28 de maio, em Londrina, Marialva, Apucarana, Rolândia e Ibiporã, e para 30 de maio, em Maringá. A competição segue até sábado, dia 5 de junho.
No futsal feminino B (12 a 14 anos), as meninas do Colégio Estadual Professor Pedro Carli seguiram para o norte paranaense. O Colégio Visconde de Guarapuava segue com duas equipes masculinas: a do voleibol B e a do futsal A (15 a 17 anos). O Aliança também será representado por duas equipes: a do handebol masculino B e as meninas do voleibol A.
A escola Leni Marlene Jacob classificou sua equipe do futebol masculino A. No voleibol, Guarapuava também será representada pelas atletas, da classe B, do Colégio Santa Terezinha do Menino Jesus. Os atletas de 15 a 17 anos do voleibol do Colégio Sesi também seguem para a final.
O Colégio Estadual Ana Vanda Bassara conseguiu classificar as três equipes que seguiram para a macrorregional. As meninas do futsal A, a equipe masculina A de basquetebol e a masculina B do futebol. Para o técnico Sérgio Leocádio Miranda, o Ratinho, o Ana Vanda Bassara foi 100% representando o núcleo de Guarapuava.
Na fase final serão disputadas 14 modalidades para o ensino regular: atletismo, basquete, ciclismo (disputado pela primeira vez), futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo (pela primeira vez também), tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Algumas fazem parte da programação só na final: atletismo (algumas provas), ciclismo, ginástica rítmica, judô, taekwondo e natação. A exceção da ginástica, só para as meninas, as demais são nos dois sexos e em duas faixas etárias: 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos.
Na fase final, a modalidade coletiva com maior número de equipes, excluindo o vôlei de praia, é o vôlei, desbancando o futsal: 77 a 76, das 80 equipes possíveis. Contanto o ensino especial, o futsal continua insuperável: 100 equipes (24 do NEE). Em número de alunos, o atletismo continua liderando: 2.448 atletas. Nas coletivas, sem o vôlei de praia, a média é de mil alunos por modalidade (basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei). O vôlei de praia terá 104 equipes, das 140 possíveis, e 277 atletas. Já as modalidades com menor número de atletas na final são: ciclismo (51), taekwondo (70) e ginástica rítmica (88 atletas).
 
Na FOTO, a equipe de futsal feminino A do Ana Vanda Bassara
 
Texto e foto: Andréa A. Alves

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo