1,3 mil Jovens prestaram as provas do PAC da Unicentro

Guarapuava – A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) realizou na tarde deste domingo, 29 de novembro, as provas da primeira edição do Programa de Avaliação Continuada (PAC). Dos 1445 candidatos esperados, 84 não compareceram ao processo, sendo 40 ausentes no Campus Santa Cruz (Guarapuava), onde eram esperados 708; em Irati os ausentes contabilizaram 26, de 257 inscritos; Chopinzinho teve três faltantes, de 84 candidatos; em Laranjeiras do Sul faltaram nove inscritos, dos 199 aguardados; em Pitanga o número de ausentes foi cinco, de 97 candidatos; e em Prudentópolis faltou apenas um dos 100 inscritos.
O programa tem objetivo de orientar, selecionar e classificar alunos-candidatos oriundos das escolas participantes do PAC, por meio dos desempenhos obtidos nas provas realizadas nas três séries do ensino médio, tornando-se uma modalidade de seleção alternativa ao concurso vestibular, para ingresso nos cursos superiores de graduação da Universidade.
Os alunos, inscritos em 2009, que fizerem todo o processo (PAC I – em 2009, PAC II – em 2010, e PAC III – em 2011) e forem aprovados, ingressarão na Unicentro em 2012, sendo que os alunos que cursam o ensino médio com quatro anos de duração, nos quais o terceiro ano não é considerado como conclusão, é obrigatória a realização da prova do PAC III na quarta série de seu curso.
O número de vagas ofertadas pelo PAC será de 20% do total das vagas anuais de cada curso, turno e local de oferta pela Unicentro. A pontuação final do candidato será a média obtida pela soma das notas de cada uma das três etapas. “Mesmo participando do PAC, o aluno poderá se inscrever nos concursos vestibulares de Primavera e Verão, pois os processos acontecem separadamente”, explicou o professor Ronaldo Jorgensen, coordenador de Processos Seletivos.
Mais informações na Coorps através do e-mail: vestibular@unicentro.br ou do site: www.unicentro.br/pac.
No PAC da Unicentro, os candidatos responderam 50 questões das disciplinas de Biologia, Educação Física, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática e Química, além de produzirem uma redação narrativa, onde os estudantes escolhiam uma entre duas opções disponíveis no caderno de provas.
Neste ano, somente alunos que estão na primeira série do ensino médio participaram do processo seletivo, que foi realizado nas cidades de Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis.
O gabarito das provas objetivas será disponibilizado nesta segunda (30) e a relação de aprovados no dia 10 de fevereiro de 2010.
Jorgensen destacou a presença de muitos professores da região, que vieram acompanhar as comitivas de alunos e lembrou que o processo é realizado com muita seriedade e organização. O coordenador contou que no Campus Santa Cruz um ônibus com estudantes de Quedas do Iguaçu chegou atrasado, o que impediu que estes candidatos fizessem as provas.
De acordo com a Coordenadoria de Processos Seletivos (Coorps), do total de inscritos, 938, quase 65%, são do sexo feminino e 507 do masculino, sendo que 202 candidatos possuem 14 anos; 995 inscritos estão com 15 anos; 170 estão com 16; 55 possuem 17; e 23 possuem 18 anos ou mais. Os oriundos da rede pública de ensino contabilizam 1221 (84,5%) candidatos, da rede particular são 94 inscritos e 130 não informaram a procedência. Outro dado fornecido é que 671 alunos optaram por inglês e 774 por espanhol na prova de Língua Estrangeira.

Confira as fotos das provas do PAC no Banco de Imagens da Unicentro.

Relacionadas

INOVAÇÃO

Aluno da Unicentro cria aplicativo que orienta enfermeiros e acadêmicos

ENEM 2020

Enem 2020 teve uma abstenção acima de 50%, segundo Inep

EDUCAÇÃO

PR é exemplo de prevenção na aplicação da prova do Enem, diz ministro da Educação

Comentários