22/08/2023



Segurança

14a. SDP terá nova estrutura, anuncia secretário da Segurança

imagem-40039

Guarapuava vai ter uma Delegacia Cidadã. O anúncio foi feito pelo secretário estadual da Segurança pública, Reinaldo de Almeida Cesar nessa quarta-feira (04) em entrevista concedida à REDE SUL DE NOTÍCIAS. Para isso, a ideia é transferir a Cadeia Pública de Guarapuava para a Secretaria de Justiça, pasta responsável, por direito, do sistema carcerária e não a Secretaria de Segurança Pública como acontece atualmente.

De acordo com o secretário, a Delegacia Cidadã se difere do modelo tradicional ao propor um atendimento diferenciado à população, com estrutura de alto padrão, serviços complementares, Posto do Instituto de Identificação. “É um projeto padrão que visa a humanização do atendimento”, disse o secretário. Segundo o secretário, a Delegacia Cidadã objetiva a ruptura do modelo tradicional de delegacias, buscando o resgate da autoestima policial e de sua imagem institucional por meio da melhoria da produtividade e da qualidade dos serviços, da criação de uma infra estrutura adequada, da padronização das rotinas, do uso intenso de tecnologia e do investimento massivo em treinamento policial, humanizando o atendimento e aproximando a polícia da população.

Segundo Reinaldo de Almeida Cesar, a nova delegacia contará com salas especiais para mulheres e crianças vítimas de violência; sala específica de reunião para operações policiais, sala de investigação, sala para o delegado e escrivão chefe, e uma carceragem com quatro celas para a transferência dos presos.
“Nesse novo modelo, a prioridade é o cidadão”, afirmou o secretário.

De acordo com o delegado-chefe da 14ª. SubDivisão Policial, Ítalo Biancardi Neto, uma das áreas que está sendo reivindicada para a obra é aquela atrás da Delegacia da Receita Estadual, nas proximidades do Guarapuava Esporte Clube. “Essa área já é do Estado o que facilitaria o processo”, afirmou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo