Da Redação,com assessoria
Guarapuava – O 16° Batalhão de Polícia Militar recebeu na manhã dessa quinta feira (29) oito Dispositivos Elétricos Incapacitantes (SPARK), comumente conhecidas como “armas de choque elétrico”.
Os equipamentos foram adquiridos por meio de recursos geridos pela Instrução Normativa Conjunta 2/2014, editada pelo Tribunal de Justiça, pela Corregedoria Geral de Justiça e pelo Ministério Público, todos do Estado do Paraná. No âmbito da comarca de Guarapuava, o projeto para aquisição das armas não letais foi encaminhado pelo Conselho de Segurança (Conseg) à Vara da Corregedoria dos Presídios, observando-se o contido no edital 01/2016.
A cerimônia de entrega aconteceu no gabinete do comandante do 16° BPM, tenente coronel Erich, onde estiveram presentes a promotora da Vara de Execuções Penais de Guarapuava, Marcia Francine Broietti e o presidente do Conseg, Sérgio Annes, além de demais convidados.
A utilização do equipamento está regulamentada por lei específica, Portaria 006 – D Log, de 29 de novembro de 2007, sendo que sua utilização se torna extremamente eficiente, por causar a incapacitação neuromuscular, classificando-se como uma arma menos-letal.
Para a utilização dos equipamentos, policiais militares passaram por capacitação, onde, além do conhecimento técnico, os policiais puderam testar os equipamentos, confirmando sua aplicabilidade e eficiência.