O Paraná foi o segundo estado do País com o maior número de faculdades e universidades contempladas pelo Edital Educação Empreendedora para Instituições de Ensino Superior. Foram selecionadas 17 das 19 instituições inscritas no Edital, que faz parte do Programa Nacional Educação Empreendedora. O Edital terá início em 2014 e a duração será de dois anos. Ao todo, 27.360 alunos serão beneficiados, em 12 municípios paranaenses.
Na classificação geral de estados, o Paraná ficou atrás apenas de Minas Gerais, que totalizou 21 instituições escolhidas por meio do Edital. A consultora do Sebrae/PR, Paula França Tissot, da Unidade de Desenvolvimento de Soluções, afirma que o principal objetivo é ampliar a oferta de educação empreendedora junto às instituições de ensino superior. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado dos esforços que aplicamos para estimular que o maior número possível de instituições propusesse projetos. O interesse demonstrado pelas diversas instituições de ensino superior paranaenses são um sinal de que estamos no caminho certo.”
No Edital do Educação Empreendedora, foram ofertadas ações que incluem a publicação de pesquisas e teses relacionadas ao tema novos negócios; a inclusão da disciplina de empreendedorismo na grade curricular ou em cursos de extensão; a realização do Desafio Universitário Empreendedor; além de cursos, palestras e outras linhas que tratem da educação empreendedora.
“A intenção foi atender, de maneira flexível, cada instituição de ensino, de acordo a sua realidade. Então deixamos que elas escolhessem quais as melhores soluções para atender as suas necessidades”, afirma a consultora do Sebrae/PR.
Paula Tissot reforça que o Programa vai trabalhar o perfil empreendedor dos universitários, mesmo daqueles que não pensam em abrir suas empresas após terminar os estudos. “São pessoas que estão na eminência de entrar no mercado de trabalho e o desejo é que possam optar por entrar em um negócio pré-existente ou abrir o seu próprio negócio. Nós vamos trabalhar as características do comportamento empreendedor em sua conduta pessoal e profissional, estimulando que os estudantes conheçam seu potencial, ajam de forma planejada na busca de seus objetivos, e desenvolvam habilidade de identificar oportunidades, para que tenham capacidade de optar.”
O Edital prevê a aplicação de ações em todos os cursos e não apenas naqueles voltadas à área de negócios. A consultora do Sebrae/PR destaca a importância de incluir noções de empreendedorismo em todos os ramos profissionais. “Cada vez mais, advogados, dentistas, fisioterapeutas, publicitários, por exemplo, saem da universidade, abrem seus negócios, mas não têm a menor noção sobre empreendedorismo e gestão. Estamos estimulando a oferta da disciplina de empreendedorismo em outros cursos, para preparar os novos profissionais”, justifica Paula Tissot.
O Sebrae Nacional vai subsidiar 70% do valor total de cada projeto apresentado pelas instituições de ensino superior e os 30% restantes serão financiados pela própria instituição. O resultado do Edital Educação Empreendedora pode ser conferido no site
www.comunidade.sebrae.com.br/Parceriaies/.
As instituições de ensino superior paranaenses selecionadas são: Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC); Faculdade Integrado de Campo Mourão (CEI); Faculdade de Pato Branco (Fadep); Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Londrina; Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Pato Branco; Faculdade do Norte Pioneiro (Fanorpi); Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campo Mourão; Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Apucarana; Faculdade Metropolitana de Curitiba (Famec)/Instituto Euvaldo Lodi (IEL) – Núcleo Regional do Paraná; Universidade Federal do Paraná (UFPR); Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam); Centro Universitário de Maringá (Unicesumar); Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro); Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Cornélio Procópio; Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu; e Faculdade de Ampére (Famper).