22/08/2023



Agronegócio

1º Workshop de Pastagens Cooperaliança reúne 145 pessoas

imagem-57214

                Inserido na programação da 38º Expogua, o 1º Workshop de Pastagens Cooperaliança foi realizado na tarde desta quinta-feira (08), no Sindicato Rural de Guarapuava e atraiu 145 pessoas, entre produtores, médicos veterinários, técnicos e acadêmicos.

            O evento técnico promovido pela Cooperativa foi idealizado para repassar informações e novas tecnologias que contribuam para o incremento de produtividade e qualidade da produção dos cooperados e da região.

            Focado em melhoramento das pastagens, o workshop abordou temas importantes para o produtor, como planejamento forrageiro, integração lavoura- pecuária, adubação, correção, manejo de pastagem, novas forrageiras de verão e as características das forrageiras.        

            Foram realizadas duas palestras com os professores da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste)engenheiro agrônomo Sebastião Brasil Campos Lustosa e zootecnista Sandra Galbeiro.

            A vice-presidente da Cooperaliança e coordenadora do projeto ovinos, Adriane Araújo Azevedo, falou sobre o objetivo do evento.  “Nós queremos cada vez mais profissionalizar a nossa produção e, consequentemente, aumentar a produtividade, reduzindo custos. A cooperativa é nova e passou por algumas etapas. A questão de qualidade dos animais já foi vencida, agora estamos intensificando temas como nutrição para trazer melhorias para o produtor”.

            Segundo Adriane, a ideia é que o workshop continue fazendo parte da programação da Expogua nos próximos anos. “A intenção é calendarizar o evento, para que todo ano tenhamos novidades na área de pastagens para o pecuarista”.

            A respeito das palestras, a vice-presidente destacou que o evento simboliza uma interação entre a universidade e o campo. “A importância dessa união com a universidade é que quebramos a distância do conhecimento da academia com a prática. Agora eles fazem parte desse elo de produção”, afirmou Adriane.

            Após as palestras, técnicos da Cooperaliança apresentaram o exemplo de três propriedades que mostraram no último ano um desenvolvimento produtivo com investimento na área de forragens. E para finalizar o evento, foi realizada uma mesa redonda de discussão sobre pastagens.

 

Balanço do Projeto Carne Angus Certificada Cooperaliança

Na noite de quinta-feira (05), no Parque Lacerda Werneck, também como parte da programação da Cooperaliança na 38ª Expogua, foi feita a apresentação do balanço de um ano da certificação da carne Aliança Angus Premium, por meio da parceria da cooperativa com a Associação Brasileira de Angus e da concretização do Programa Carne Angus Certificada.

            O diretor do Programa Carne Angus Certificada, Reynaldo Titoff Salvador,  parabenizou a cooperativa e falou sobre o crescimento de produção e da visibilidade da marca. “Esse ano de existência da marca Aliança Angus Premium mostra que o Paraná tem condições de se organizar como cooperativa produtora de carne Angus, que hoje é referência nacional em termos de qualidade. Em um ano tivemos condições de crescer de um abate de 150 cabeças/mês para 500 cabeças/mês. E para o próximo ano, o objetivo é rompermos a barreira dos mil animais Angus por mês”.

            No evento, o presidente da Cooperaliança, Edio Sander, agradeceu aos cooperados e destacou o objetivo da cooperativa em produzir carne de qualidade com rentabilidade ao produtor.  “Temos um orgulho muito grande de produzir uma carne de qualidade e dar uma garantia aos nossos clientes consumidores finais. Isso é mérito dos nossos produtores, assim o nosso objetivo continua sendo sempre o mesmo, que é de conferir cada vez mais ao nosso cooperado mais rentabilidade. Dessa forma, todos ganham, desde os produtores de genética até o consumidor final”.

Com assessoria/SRG

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo