22/08/2023



Educação

22 anos hoje: “Unicentro é uma conquista da sociedade”, afirma vice reitor

imagem-39186

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) comemora hoje (13) 22 anos de fundação. Na avaliação do vice reitor Osmar Ambrósio, a Universidade é uma conquista de toda a sociedade. “A Unicentro vive o seu melhor momento histórico. A sociedade tem muito a comemorar hoje”, afirma.

Osmar divide a história da Unicentro em quatro etapas distintas, “A primeira, que durou cerca de 5 anos, foi a de consolidação até a aprovação pelo Conselho Estadual e pelo Governo do Estado. Foi o processo de criação em si, de conclusão de toda parte burocrática da instituição. A segunda fase, que durou cerca de 6 anos, foi a de crescimento, com a implantação dos cursos e conquistas na estrutura física. Foi nessa fase que iniciou a implantação dos cursos de graduação”, explica o vice reitor.

Na avaliação de Osmar Ambrósio, a terceira fase, que durou os últimos oito anos, foi pautada na determinação do Governo do Estado em não possibilitar a criação de novos cursos. “Como não havia essa possibilidade, a Unicentro investiu no processo de expansão da verticalização. Foi desencadeado um amplo processo de qualificação do corpo docente (professores e técnicos), o que elevou o número de mestres e doutores da Universidade de 40 para 90 entre os efetivos. Com esse processo de verticalização e com a qualificação docente, foi possibilitada a oferta pela Unicentro de cursos de mestrados e doutorado. Hoje nós oferecemos 10 mestrados e um doutorado. Essa qualificação docente também oportunizou outras três atividades: melhor formação acadêmica; melhor inserção dos objetos de pesquisa, com pesquisas de ponta e que atendem o mercado e que projetou a Universidade no cenário internacional; e contribuição com a sociedade de projetos de inserção e de transferência de tecnologia”, enfatizou Osmar.

Instituição transformada

O vice-reitor da Unicentro diz ainda que atualmente a Universidade é uma instituição transformada. “A Unicentro vive o seu melhor momento histórico. No final de 2011 o Conselho Universitário realizou o Plano de Expansão que contempla o Plano de Desenvolvimento Institucional pelos próximos 15 anos. Estamos trabalhando na implantação de quatro novos cursos: Medicina, Zootecnia, Artes Cênicas e Direito. Vivemos ainda a expansão da fase de internacionalização da Universidade. O reitor Aldo Bona está na Europa buscando aproximação com outras instituições. Por tudo isso, a Universidade e, principalmente, a comunidade regional tem muito a comemorar hoje, quando a Unicentro completa 22 anos de fundação”, conclui Osmar Ambrósio.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo