O Soquete e a Paçoca de Pinhão são dois pratos regionais históricos que carregam sonhos, tradições, memórias e a cultura do homem do campo. Por isso, a Maçonaria de Guarapuava promove a 23ª edição da Festa do Soquete e Paçoca de Pinhão neste sábado (17).
A Festa vai ocorrer no Centro de Eventos Cidade dos Lagos e promete reunir cerca de duas mil pessoas em um único dia. Assim, o formato da atividade, que volta ao original neste ano, envolve o jantar e, também, atrações musicais. Conforme a Maçonaria Guarapuava, o único objetivo da festa é arrecadar fundos.
[Para] auxiliar na manutenção de entidades com pressupostos teóricos e práticos de construção de direitos sociais voltados à saúde e à educação pública.
Em 23 anos da comemoração, os organizadores já arrecadaram mais de R$ 5 milhões, distribuídos para as instituições cadastradas do município. Dessa forma, para conferir as beneficiadas desta edição basta acessar o Facebook oficial da festa. Além disso, neste ano, a Festa do Soquete conta com mais de 400 voluntários.
INGREDIENTES
A Paçoca de Pinhão faz parte da culinária paranaense e é preparada com carne bovina e de porco, bem como, claro, com pinhão cozido. Antigamente esses três ingredientes eram picados a facão, bem miudinho. O prato foi criado pela abundância de pinhão na Região e pela produção de carne bovina e de porco desde o início da colonização.
INGRESSOS
Para fazer parte da comemoração, saborear esse cardápio e, ainda, ajudar as instituições, basta adquirir uma entrada para a programação. Para garantir o ingresso, é necessário entrar em contato pelas redes sociais oficiais da festa – Instagram e Facebook – ou pelo site.
UTILIDADE PÚBLICA
Em junho de 2022, a Câmara Municipal de Guarapuava reconheceu o evento como de Utilidade Pública no município. Com isso, a organização, que não tem fins lucrativos, passou a ter direito a incentivos fiscais e a programas do governo. Além disso, a Festa conta com o apoio da Prefeitura de Guarapuava e da Secretaria de Turismo e Eventos.
Leia outras notícias no Portal RSN.