22/08/2023


Guarapuava Política Região

30 anos de vida pública: o legado de Cezar Silvestri para Guarapuava e região

Ex-deputado faleceu na madrugada deste domingo (21). Entre suas conquistas, ele deu o primeiro passo para a viabilização do futuro Hospital do Câncer de Guarapuava

cezar-silvestri-1

Cezar faleceu aos 64 anos (Foto: Ascom)

Guarapuava e região perderam, na madrugada deste domingo (21), um nome importante do cenário político local. Cezar Augusto Carollo Silvestri, aos 64 anos, faleceu em Curitiba. Com quase metade de sua vida divulgada a política, ele deixa como legado conquistas importantes para Guarapuava e região. O Portal RSN realizou um levantamento dos principais momentos da carreira de Cezar.

O guarapuavano ingressou na vida pública em 1988, exatos 30 anos. Em seus discursos, sempre ressaltou que procurava seguir o exemplo de seu pai, Moacyr Júlio Silvestri, reconhecidamente um dos maiores e melhores representantes públicos que a o Paraná já teve.

Em 1988, Cezar foi eleito vice-prefeito de Guarapuava. Pouco tempo depois, em 1990, foi ele deputado estadual pela primeira vez. Em 1994 foi reeleito e, em 1998, chegou ao terceiro mandato.  Na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), entre outros cargos, foi presidente das Comissões de Orçamento; Obras Públicas, Transporte e Comunicações.  No biênio 93/94, fez parte da mesa executiva.

PROJETOS

Na Alep, foi autor de inúmeros projetos de destaque. Apresentou a lei que criou a área de preservação ambiental da Serra da Esperança. Foi o autor da lei que autorizou a estadualização dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, que foram integrados à Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) e também teve atuação decisiva na transformação da Fafig em Universidade Estadual. Trabalhou também, juntamente com os reitores da Unicentro, para vinda de mais de 30 cursos de graduação para a instituição, o que ajudou a transformar toda a realidade da educação regional. Por suas lutas em prol da ensino, Cezar recebeu o apelido de ‘deputado da educação’.

CÂMARA FEDERAL

Após três mandatos como deputado estadual, Silvestri foi eleito deputado federal em 2002 e reeleito em 2006. Na Câmara, presidiu a Comissão de Defesa do Consumidor e foi membro das comissões de Agricultura e Pecuária, e também da Comissão de Meio Ambiente. Batalhador dos assuntos ligados a agricultura, sempre defendeu o pequeno agricultor e lutou pela expansão e melhoria do agronegócio brasileiro.

Na sua atuação parlamentar, entre as inúmeras proposições de sua autoria, está o projeto de lei que aplica penalidades administrativas aos médicos que preencherem receitas com letras ilegíveis.

Foi relator, na Comissão de Defesa do Consumidor, do projeto de lei que altera as regras vigentes dos planos de saúde. A medida trouxe inúmeros benefícios aos usuários, melhorando a vida de mais de 52 milhões de pessoas.

AGRICULTURA

Agropecuarista, Silvestri foi, também, um dos parlamentares mais influentes dentro da Comissão de Agricultura da Câmara. Suas contribuições foram decisivas para a formulação do novo código ambiental, além de ser um dos maiores defensores da agricultora brasileira, trabalhando sempre para garantir melhores condições de produção aos agricultores.

Em seus três mandatos, conseguiu através de emendas, mais de 120 patrulhas agrícolas que beneficiaram mais de 50 municípios paranaenses. Enquanto representava o Paraná na Câmara dos Deputados, Silvestri foi classificado pelo Departamento Intersindical de Análise Parlamentar (Diap) como um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.

FICHA LIMPA

Silvestri ajudou a aprovar o projeto Ficha Limpa. Nesse aspecto, o deputado foi talvez, um dos poucos políticos na Câmara, que não respondeu a nenhum processo, não teve nenhuma condenação, sendo reconhecidamente um dos políticos mais sérios e íntegros da Câmara.

HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO E UTFPR

Cezar foi um dos responsáveis pela articulação do credenciamento dos serviços de Hemodinâmica e Cirurgia Cardíaca do Hospital São Vicente de Paulo junto ao SUS, em Guarapuava, beneficiando um universo de 500 mil pessoas.

Durante o mandato de Silvestri, o hospital também foi beneficiado com o início do projeto de implantação do Hospital do Câncer, articulado por Cesar. Atualmente, o projeto está em fase de viabilização de recursos, sendo apoiado pela esposa, a deputada estadual Cristina Silvestri, e pelo filho, o prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho. Para o início do trâmite, Cezar garantiu R$ 6 milhões em recursos de suas emendas para setor de oncologia do hospital.

A implantação de um campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Guarapuava, também teve influência do então deputado.

PASTAS

Silvestri foi eleito para o terceiro mandado como deputado federal em 2010. O bom relacionamento com todas as lideranças políticas do Paraná, fez com que fosse indicado para assumir a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e, posteriormente, se tornasse Secretário de Estado de Governo.

Nos dois anos que esteve à frente da Sedu, Silvestri liberou mais de meio milhão em recursos para todos os municípios do Estado e foi responsável por implantar o Programa Recap, destinando verbas para que os pequenos municípios pudessem revitalizar as ruas, além de diversas outras iniciativas para impulsionar o desenvolvimento das cidades paranaenses.

Já na Secretaria de Governo, foi responsável pela criação e lançamento do Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios. Iniciativa que em conjunto com a Assembleia Legislativa do Paraná destinou R$ 150 milhões, a fundo perdido, para todos os municípios com menos de 50 mil habitantes.

Em abril de 2014, Cezar assumiu o cargo de secretário Chefe da Casa Civil do Paraná. Em fevereiro de 2015, foi indicado para assumir a presidência da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar), cargo que ocupou até março deste ano.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo