22/08/2023



Política

Prudentópolis – A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, lança na próxima segunda-feira, dia 16, a Campanha de Coleta de Óleo Pós-Consumo. A campanha faz parte da programação da Semana da água, que vai de 16 a 22 de março e realizará diversas ações para a conscientização sobre a importância de proteger o meio ambiente.
O óleo de cozinha é um dos principais responsáveis pela poluição dos recursos hídricos. Por não se misturar com a água, basta um litro de óleo jogado indevidamente pelo ralo da cozinha ou no fundo do quintal, para contaminar um milhão de litros de água.
Pensando nisso a Campanha de Coleta de óleo Pós- Consumo, vai arrecadar os restos de óleo provenientes das cozinhas dos prudentopolitanos e destiná-los, através de uma parceria com a empresa CETRIC, para a produção de biodisel e sabão.
Para reciclar o óleo, a população deve armazená-lo em garrafas pet e depois entregá-lo na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ou nas escolas municipais. Quem levar o óleo para reciclagem, ganha uma barra de sabão produzida com o material. Uma parte do material, aproximadamente 10% do óleo recolhido, será utilizado pelo Centro de Referência da Assistência Social, CRAS, para a realização de cursos de fabricação de sabão.
Além da campanha de reciclagem de óleo, a Semana da Água será comemorada com palestras direcionadas para os alunos das escolas do município. De acordo com a bióloga da Secretaria do Meio Ambiente, Luciana Garcia, o tema água será trabalhado através de jogos e brincadeiras, forma encontrada para que as crianças se conscientizem da importância de preservar esse recurso natural.
Na terça-feira, a palestra será na escola do Rio do Areia, na quarta-feira, nas escolas de Herval e Alto Barra Grande e na quinta -feira, na escola de Tijuco Preto.
Na sexta-feira, os alunos do Grupo PETI da Vila Esperança terão oficina.
Além da oficina e das palestras, na quarta -feira, um grupo de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente fará o desassoreamento de uma das minas de água da cidade e o reflorestamento da área ao seu redor. O local que será recuperado ainda não foi escolhido.
Durante a semana haverá um intensificação da entrega de mudas de árvores nativas no Viveiro Municipal. De acordo com Luciana Garcia, o plantio de mudas nativas já é um costume dos agricultores prudentopolitanos. “São entregues aproximadamentes oito mil mudas por mês e são os próprios agricultores que vem ao Viveiro buscar. Isso mostra que a população já tem uma consciência ecológica em formação”, enfatiza Luciana.
A abertura da Semana acontece com uma palestra para os alunos do Ensino Médio, na Câmara Municipal, dia 16, às 10h30min.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo