22/08/2023



Guarapuava

38 bairros de Guarapuava podem ficar sem água nesta quarta (27)

Problemas elétricos causados por raio na madrugada afetam a produção e a distribuição de água na cidade

sanepar-rio-das-pedras-guarapuava

38 bairros de Guarapuava podem ficar desabastecidos nesta quarta feira (27). A informação é da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que registrou queda de energia na estação de captação e na estação de tratamento de água na Vila Santana, devido à forte chuva e aos raios que ocorreram nesta madrugada. O raio atingiu a estação de captação no Rio das Pedras e afetou o quadro de comando de energia na Estação de Tratamento de Água (ETA) da companhia.

Estação de captação no Rio das Pedras (Foto: Sanepar/Divulgação)

Após a queda, a concessionária Energisa foi acionada e conseguiu retomar parte do fornecimento de energia elétrica. Houve retomada parcial da produção de água, porém, ao tentar religar todo o sistema houve nova queda. De acordo com a assessoria de imprensa da Sanepar, equipes da Companhia e da concessionária de energia elétrica trabalham para solucionar o problema mas, neste momento, não há previsão de retorno da energia.

Assim que o retorno ocorrer, a produção e distribuição de água serão retomadas. O abastecimento pode ser normalizado, gradativamente, até o período da noite. Conforme informou a Sanepar, podem ficar desabastecidos 38 locais: Vila Carli, Xarquinho, Industrial Atalaia, Feroz II, Bairro dos Estados, Bonsucesso, Parque das Árvores, Cristo Rei, São Cristóvão, Recanto Feliz, Vila Karen, Primavera, Planalto, Continental, Tancredo Neves, Vila Operária, Boqueirão, Santa Cruz, Campo Velho, Lagoa Dourada, Residencial 2000, Alto da XV, Santana, Virmond, Trianon, Vila Jordão, São João, Aeroporto, Cascavel, Jardim Patrícia, Colibri, Jardim das Américas, Conradinho, Núcleo Padre Chagas, Vila Rebouças, São Vicente, Vila Bela, Vila Buck.

Só ficarão sem água durante este período os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A orientação é evitar desperdícios.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo