Começou neste mês e segue até o final de novembro a quarta edição dos Seminários de Crédito. Os eventos, sucesso de público, serão realizados em 45 cidades do Paraná e têm como objetivo apresentar produtos e serviços bancários especiais, para que empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas possam identificar qual a melhor forma de investir em seus negócios.
Os Seminários de Crédito, com a participação de representantes de instituições bancárias que apresentam, durante os eventos, linhas de crédito exclusivas e com taxas reduzidas, são realizados pelo Sebrae/PR, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com a Fomento Paraná, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco.
Também fazem parte da iniciativa as cooperativas de crédito Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), o Sistema de Crédito Corporativo (Sicredi) e as sociedades de garantia de crédito GarantiSudoeste, GarantiOeste, GarantiNorte, Noroeste Garantias, SGC Centro-Sul.
O consultor do Sebrae/PR e coordenador estadual de acesso a serviços financeiros, Flávio Locatelli Junior, explica que os seminários setoriais são a novidade deste ano. “Percebemos a demanda por linhas especiais de financiamento para segmentos específicos, como o setor de saúde e comércio. Então, entramos em contato com os bancos parceiros e eles levam soluções diferenciadas para diversos segmentos”, relata Locatelli Junior.
Uma ideia que dá certo
Os Seminários de Crédito começaram em 2010 e, desde então, o número de participantes aumenta a cada ano. Em sua primeira edição, os eventos foram levados a 14 cidades paranaenses e mais de 1.800 empresários participaram das rodadas de apresentação. Em 2011, a quantidade de municípios cresceu para 21, com mais de 2.200 interessados. No ano passado, foram 37 cidades e um público de 3.600 empresários e em 2013, a meta é atingir mais de 4.500 empreendedores.
Levantamento feito pelo Sebrae/PR aponta que 57% dos empresários participantes se sentiram melhor informados sobre assuntos financeiros, após participar dos Seminários de Crédito. Ainda de acordo com o estudo, 41% deles já se dizem capazes de identificar quais produtos são ideais para as necessidades de seus negócios e se consideram melhores preparados para acessarem os recursos.
“Por isso, incentivamos que mesmo os empreendedores que não estão pensando em solicitar financiamento, participem dos eventos. Os Seminários de Crédito são educativos e funcionais, pois tratam de soluções financeiras para os pequenos negócios. Além disso, as taxas de juros apresentadas são especiais e estão abaixo das taxas cobradas no mercado”, destaca Locatelli Junior, do Sebrae/PR.
Para o consultor, a aproximação entre os empresários de pequenas cidades e as instituições financeiras é positiva. “As cidades-polo já estão acostumadas a receber esse tipo de evento, por isso estamos expandindo os encontros para cidades menores e levando a oportunidade para os pequenos municípios conhecerem essas instituições. Muitos empreendedores precisam de financiamentos, mas não sabem como ter acesso ao recurso e, por isso, o Sebrae/PR promove essa aproximação”, explica.
As inscrições para os Seminários de Crédito são gratuitas e limitadas. A lista completa com as cidades participantes e os locais e horários dos encontros estão no site www.sebraepr.com.br.
Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada nos anos 1970 para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, seis regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em desenvolvimento de empreendedores; impulso a empresas avançadas; competitividade setorial; promoção de ambiente favorável para os negócios; tecnologia e inovação; acesso ao crédito; acesso ao mercado; parcerias internacionais; redes de cooperação; e formação de líderes.