22/08/2023
Paraná Região Segurança

58% dos municípios do PR não tiveram homicídios nos primeiros 4 meses do ano

Na Região de Guarapuava, Inácio Martins, Turvo e Cândido de Abreu figuram nessa lista, conforme a Secretaria da Segurança Pública

Viaturas - PM PC

58% dos municípios do PR não tiveram homicídios nos primeiros 4 meses do ano (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Mais da metade dos municípios paranaenses não registraram homicídios no primeiro quadrimestre de 2023. Isso é o que diz o Relatório Estatístico Criminal da Secretaria da Segurança Pública (Sesp). Ao todo, 233 (58%) cidades não tiveram nenhuma ocorrência do crime e 80 (20%) tiveram apenas um registro no período.

Na Região de Guarapuava, Inácio Martins, Turvo e Cândido de Abreu figuram nessa lista, conforme a Sesp. Além disso, municípios da Região também aparecem nas áreas de segurança pública (divisão territorial) com menor número. Entre elas, Laranjeiras do Sul (4), União da Vitória e Francisco Beltrão (11 cada).

O relatório estatístico também aponta que 64 municípios (16%) tiveram de dois a cinco homicídios e apenas nove (2,2%) de seis a 10 ocorrências do crime. Além disso, 13 cidades registraram mais de 10 homicídios. No ano passado, no mesmo período, 230 cidades não tiveram casos.

O balanço de mortes provocadas registrou queda de 12,3% entre janeiro e abril de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022. Neste ano houve 644 ocorrências, enquanto que no ano anterior teve registro de 735. Houve queda em três dos quatro meses: janeiro, de 208 para 176 (15%); março, de 195 para 147 (24%); e abril, de 172 para 158 (8%).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Mayara Maier

Jornalista

Jornalista, 24 anos, formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) há dois anos. Escreve sobre conteúdos diversos e é responsável pela cobertura de jogos do Clube Atlético Deportivo (CAD), equipe masculina de futsal em Guarapuava.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.