A pandemia de Covid-19 que se espalhou pelo mundo desde o fim do ano passado continua registrando novos casos diariamente no Brasil. No Paraná, conforme a Secretaria Estadual de Saúde, a 5ª Regional, que tem sede em Guarapuava e abrange 20 municípios, já confirmou 37 casos em seis municípios. Deste total, 14 pacientes já se recuperaram.
Ainda de acordo com a Sesa, a cidade com mais casos confirmados é Guarapuava, com 29 registros da doença. O último caso confirmado na cidade foi na terça (26). O número deu um salto, e as autoridades atribuíram o aumento à viagens de moradores. A Saúde de Guarapuava confirma que 14 pessoas já se recuperaram da doença.
Já em Goioxim, um paciente testou positivo para a Covid-19 e ainda segue em tratamento. Laranjeiras do Sul, Pitanga e Pinhão tem dois pacientes com a doença cada. Porém, somente os contaminados de Pinhão se recuperaram. Em Rio Bonito do Iguaçu, um caso está confirmado pela Sesa. Os boletins são atualizados diariamente.
O índice de isolamento em Guarapuava se mantem há alguns dias. De acordo com os especialistas, o índice ideal para controlar a proliferação da doença é de 70%. Porém, 40% dos moradores têm cumprido as medidas de isolamento.
REABERTURA GRADUAL
A Prefeitura de Guarapuava tem trabalhado para retomar a economia e o funcionamento do comércio de forma gradual. O comércio de Guarapuava segue atendendo em horário reduzido conforme decreto municipal.
Além disso, os restaurantes e lanchonetes voltaram com o atendimento no dia 7 de maio seguindo medidas de segurança. Na semana passada, um novo decreto municipal autorizou a reabertura de galerias. Dessa maneira, os estabelecimentos devem seguir todas as regras e medidas de prevenção ao coronavírus.
Os horários de funcionamento foram determinados pela Prefeitura, sendo segunda a domingo, das 8h às 22h. Mas a entrada de pessoas e o horário limite para a venda de bebidas alcoólicas vão até as 21h30. O Shopping Cidade dos Lagos reabriu ontem (28), seguindo medidas severas de segurança para o acesso.
As autoridades de saúde pedem que a população mantenha o cuidado.
Leia outras notícias no Portal RSN.