22/08/2023



Cotidiano Paraná Saúde

5ª Regional de Saúde notifica dois novos casos suspeitos de dengue

Regional de Guarapuava totaliza 10 casos. Sendo que cinco já tiveram resultado negativo. Outros cinco seguem em análise

Pitanga confirma mais uma morte por dengue(Foto: Reprodução/Pixabay)

Cinco casos ainda aguardam exames (Foto: Reprodução/Pixabay)

O boletim semanal divulgado pela Secretaria de Saúde do Paraná, trouxe dois novos casos suspeitos de dengue para a Região. Este é o 9º informe do período epidemiológico que teve início em 1º de agosto. Os dados serão acumulados até julho de 2022. As duas novas notificações suspeitas ocorreram em Laranjeiras do Sul e Marquinho.

Com os relatos divulgados nessa terça (19), a Regional de Guarapuava totaliza 10 casos. Sendo que cinco já tiveram resultado negativo. Outros cinco seguem em análise. Ainda conforme as informações, no Estado houve 37 casos positivados. Os novos casos confirmados foram registrados em Foz do Iguaçu (14), Pontal do Paraná (4), Maringá (3). E ainda Ibiporã (2), Paranavaí (2), Medianeira (2), Curitiba (2), Bandeirantes (1), Assaí (1), Mandaguari (1). Por fim, São João do Caiuá (1), São Tomé (1), Umuarama (1), Tapira (1) e Santa Terezinha do Itaipu (1).

Além disso, a boa notícia é que nesta última semana não houve ocorrência de morte. Entretanto, há 1.532 casos em investigação e 238 municípios registraram notificações de dengue, que passaram de 5.468 para 6.035. Desse modo, a Secretaria de Saúde reforça à população que pelo menos 75% dos criadouros do mosquito estão localizados em ambientes residenciais.

Assim, a chefe da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores da Sesa, Emanuelle Gemin Pouzato, afirma que parte da contenção da contaminação depende da população. “Por isso, é importante que a população esteja mobilizada na eliminação mecânica desses criadouros para que possamos ter o enfrentamento efetivo da dengue no Paraná”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo