22/08/2023



Guarapuava Saúde

5ª Regional de Saúde registrou mais 43 casos de dengue na última semana

Entre as confirmações, 37 ocorreram apenas em Pitanga. Além disso, o Paraná chegou a 43 mil casos e 12 mortes confirmadas pela dengue

Mosquito da Dengue

Mosquito da Dengue

Mosquito da Dengue

O Paraná já confirmou 12 mortes pela dengue (Imagem: jcomp/Freepik)

A 5ª Regional de Saúde, com sede em Guarapuava, registrou mais 43 casos de dengue na última semana. De acordo com o boletim semanal divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 37 confirmações ocorreram apenas em Pitanga. Além disso, a Sesa investiga mais 38 no município.

Contudo, segundo dados da Vigilância em Saúde de Pitanga, o número é bem maior. Conforme dados divulgados pela Prefeitura, as confirmações já chegam a 329 casos autóctones. Ou seja, contraídos dentro do município. Dessa forma, há necessidade de mais cuidado por parte dos moradores para que os focos da dengue sejam eliminados.

Tire água dos pratos de plantas, guarde garrafas vazias de cabeça para baixo, tampe tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água. Bem como, mantenha os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água.

Isso porque, segundo as informações da Vigilância, mais de 80% dos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti estão nas casas. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a Vigilância em Saúde, pelos telefones (42) 3646-1434 ou 0800 888 5165.

Os outros casos confirmados na 5ª Regional de Saúde ocorreram em Palmital (3), Candói (1), Cantagalo (1) e Laranjal (1). Além disso, há 163 casos em investigação na Região: 38 em Pitanga, 34 em Palmital, 29 em Foz do Jordão, 18 em Laranjeiras do Sul e o restante em mais nove municípios.

PARANÁ

O boletim semanal da dengue, publicado nessa terça (10) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), registra 43.751 confirmações. São 6.703 casos a mais, um aumento de cerca de 18% em relação aos números do informe anterior. Os dados são do 37º Informe Epidemiológico, do novo período sazonal da doença, que iniciou no dia 1º de agosto e deve seguir até julho de 2022.

Ele traz 124.078 casos notificados, 14.504 a mais, aumento de 13%. Dos 373 municípios que registraram notificações de dengue, 315 confirmaram a doença. Em 274 são casos autóctones, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência dos pacientes.

Por fim, a Saúde informa a morte de mais três pessoas. Trata-se de uma mulher de 95 anos, que residia em Cascavel, e dois homens, um de 20 anos morador de Maringá e um de 85 anos de Londrina. As mortes ocorreram entre os dias 26 de março e 14 de abril de 2022. Desde o início do período, o Paraná soma 12 mortes pela doença.

EPIDEMIA

O Estado já confirmou a condição epidêmica de dengue por conta dos casos prováveis e confirmados, que estavam acima do esperado para o período. Diante deste cenário e do aumento dos casos, os técnicos em todos os níveis do governo intensificaram as ações de Vigilância Ambiental.

Dessa forma, para chamar a atenção da população para a remoção dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, a Sesa faz oficinas com enfoque na integração entre as equipes de Agente de Controle de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde.

Também faz discussões sobre o Plano de Gerenciamento para prevenção e controle da dengue; reuniões nos Comitês Inter setoriais de Mobilização, Conscientização e luta contra as arboviroses; capacitações de manejo clínico, além de outra ações de campo. A iniciativa é uma parceria entre a Sesa, Serviço Social do Comércio (Sesc), Defesa Civil e Corpo de Bombeiros e faz parte da campanha Aqui o Mosquito Não Entra.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo