22/08/2023



Cotidiano Guarapuava Paraná Região Saúde

5ª Regional de Saúde traça estratégias para conter coronavírus

Para a coordenadora-chefe da regional, Eliane Harmuch, "a higiene, a prevenção e os cuidados básicos de saúde sempre serão os principais aliados"

exame de sangue

5ª Regional de Saúde traça estratégias para a conter coronavírus (Foto: Itamar Aguiar/Fotos Públicas)

A Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) reuniu na manhã dessa terça (17) todas as regionais de saúde por meio de uma videoconferência. O objetivo foi orientar os funcionários e coordenadores das 22 regionais da Sesa, em como atuar no controle do novo coronavírus no Paraná e apresentar todos os pontos do decreto do Governo do Estado para conter a Covid-19.

O documento assinado pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, nessa segunda (16) traz medidas que reduzem as possibilidades de contato entre as pessoas para conter a propagação do vírus. Portanto, determina ações específicas no âmbito da Saúde, ampliam a proteção a servidores incluídos em grupos de risco. E ainda, fortalece ações nas fronteiras do Estado. Umas das determinações é de fiscalizar as saídas e chegadas de viagens rodoviárias intermunicipais feitas por ônibus.

Além disso, o documento traz uma série de recomendações e determinações que as regionais de saúde devem tomar e repassar às secretarias municipais. Para o diretor de Gestão em Saúde na Sesa, Vinícius Felipark, “a partir de agora, todas as ações e/ou negações afetarão a vida de milhões de pessoas. Por isso, é necessário conscientizar-se e seguir as orientações do Ministério da Saúde”.

Primeiramente, uma das ações mencionadas pelo chefe de gabinete da Sesa, Geraldo Gentil Biesek, é que “o Governo do Estado estará fazendo um levantamento – ainda esta semana – junto aos diretores dos hospitais particulares afim de saber se há alas hospitalares disponíveis. Se sim, a Secretaria de Saúde irá custear os valores para a reabertura, caso haja necessidade”.

5ª Regional

A coordenadora da 5ª regional da Saúde, Eliane Harmuch, afirma que tem acompanhado diariamente todos possíveis casos suspeitos em Guarapuava e os municípios que compõe a regional. Segundo ela, os hospitais Santa Tereza e São Vicente de Paula serão utilizados como referência para o tratamento de casos graves do novo coronavírus, caso surjam na Região.

De acordo com o diretor de Gestão em Saúde na Sesa,Vinícius Felipark, a ideia é “ter apenas um ou dois hospitais atendendo casos confirmados da Covid-19 em cada regional”. Conforme Eliane, mesmo que “Guarapuava não tenha leitos hospitalares suficientes, neste momento é necessário ter calma e principalmente consciência. A higiene, a prevenção e os cuidados básicos de saúde sempre serão os principais aliados neste cenário pandêmico”.

A videoconferência em Guarapuava reuniu cerca 30 funcionários dos 20 municípios que compõe a 5ª regional da Saúde (Foto: Jota Terres/RSN)

Recomendações

O decreto estadual recomenda as empresas privadas tomarem medidas intensas de prevenção e que não promovam eventos comerciais que possam aglomerar pessoas com finalidade comercial. O Estado recomenda intensificar campanhas de permanência em casa, especialmente aos que podem trabalhar no modelo home office. A recomendação se estende para funcionários estaduais com 60 anos ou mais.

Na manhã desta terça (17), a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig) emitiu uma nota para a classe empresarial do município. A Acig “ressalta a extrema importância que as empresas se informem sobre as recomendações dos governos Estadual e Municipal e adotem as medidas de higiene e prevenção internamente da saúde de seus colaboradores e clientes”.

Ratinho Junior anuncia medidas para enfrentar coronavírus no PR (Foto: Divulgação)

Determinações

O documento elaborado pelo Governo do Estado determina que qualquer aglomeração com mais de 50 pessoas em salas de cinema, teatros e locais públicos deverão ser proibidas. As Secretarias Municipais deverão controlar as atividades turísticas.

Como o vírus pode ser transmitido pelo contato entre objetos, a partir do decreto estadual, devem ser lacrados e/ou retirados bebedouros em locais públicos. Por fim, o Governo do Estado suspendeu todas as visitas aos presídios ou qualquer outro local que abrigue os presos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo