Da Redação, com assessoria
Sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) revela que 72,7% dos comerciantes paranaenses não pretendem contratar temporários neste Natal. Em 2014, a parcela de empresas que não faria contratações extras era de 60%.
Apenas 14,5% dos entrevistados pretendem ampliar o quadro funcional e 12,8% ainda não sabem. Esse quadro pouco favorável nas contratações temporárias é reflexo da perspectiva de queda nas vendas do varejo. No cenário nacional, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta uma redução de 4,1% no movimento do comércio na comparação com o ano passado, o que provocará, pela primeira vez desde 2009, uma retração no número de vagas temporárias.
O ponto positivo é que entre as empresas que planejam contratar, há 74% de chances de efetivação. Entre as possíveis vagas, 46% devem ser para a função de vendedor, 14% para caixas, 6% para o cargo de gerente e 34% para demais atribuições.
A sondagem da Fecomércio entrevistou 250 empresários do varejo da cidade de Curitiba entre os dias 21 a 29 de setembro. Entre os entrevistados, 63% são gerentes de Recursos Humanos, 31% são os proprietários e 6% de diretores.