22/08/2023


Geral Guarapuava

7ª Edição do FUCA é lançada oficialmente em Guarapuava

imagem-137323

Bárbara Franco e Jonas Laskouski

Guarapuava – "Música é uma das principais formas de a gente ver a vida. Ninguém consegue passar a vida sem escutar música, sem gostar, sem um dia escutar uma música e lembrar-se alguém, de algo, da vida que teve. Então, a música é parte da vida de todo mundo." Com essas palavras, Danny Nascimento, diretor da Unicentro FM, deu o tom no lançamento da sétima edição do Festival Universitário da Canção (FUCA), que movimentou uma das futuras salas de cinema do Shopping Cidade dos Lagos, em Guarapuava, na noite dessa quinta feira (07). 

"Mais do que ser uma rádio, somos uma rádio educativa e sem fins lucrativos. E qual o papel que temos nisso? É levar cultura musical para as pessoas, de você extrapolar os limites das paredes, da universidade, da rádio. Fazer o povo vir para dentro da universidade", completa Danny.

Com a presença de empresários, alunos, professores, colaboradores da Unicentro e colaboradores da obra do Shopping e da Cidade dos Lagos (homenageados durante o evento), o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, lançou oficialmente o evento e falou sobre a importância do FUCA.

"A importância se reveste no sentido da realização do papel da instituição Unicentro. Temos procurado realizar eventos que representem oportunidade de uma vivência cultural para Guarapuava e toda a região. Ano passado, nós abrimos a participação da comunidade em geral, na categoria 'Composição' e foi um sucesso. E este vem no mesmo formato, se consolidando, vem se tornando um festival já com tradição. Cada vez a participação é maior, o que nos entusiasma, mesmo em contexto de enormes dificuldades, a manter e continuar fazendo o festival."

Jeff Porciuncula e Vanessa Barbosa, na primeira apresentação da noite (Foto: RSN)

 

Henrique Raez e convidado trouxeram latinidade ao palco máquina (Foto: RSN)

 

Jaqueline Lima animou nos convidados ao som de Luiz Gonzaga (Foto: RSN)

 

Quitutes da Gastronomia da Guairacá (Foto: RSN)

A noite contou também com apresentações de cantores que já se apresentaram nas edições passadas do festival, além de um coquetel servido pelo curso de Gastronomia da Faculdade Guairacá. Para surpresa dos convidados, o reitor Aldo Bona também deu uma palhinha para os convidados, acompanhado por Márcio Nei dos Santos, da Comunicação da universidade e um dos veteranos do FUCA, tendo participado de todas as edições. Gravamos tudo. Com vocês, Aldo e Márcio e a 'Boate Azul':

 

"Desde sempre, uma parte da minha vida vivi com isso, com música. Não consigo mais realizar esse hobby, mas sempre que posso, a gente brinca. Foi em razão dessa paixão e de reconhecer a importância da música na vida das pessoas, que nós criamos o festival", conta Aldo. 

Como nos anos anteriores, o FUCA conta com duas categorias: Interpretação e Composição. A primeira é exclusiva para a comunidade acadêmica de Guarapuava (inclusive as particulares) – alunos, professores e funcionários de todas as unidades de ensino. Já a segunda abre espaço para toda a comunidade. E claro, com premiação em dinheiro aos primeiros colocados.

O FUCA é realizado anualmente desde 2011 e em seu sétimo ano e conta com a produção conjunta da Unicentro FM, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), do Gabinete da Reitoria, Coordenadoria de Comunicação Social da Unicentro e chega para se firmar como um dos principais festivais universitários do Estado e, futuramente, do Brasil.

O evento acontece nos dias 27, 28 e 29 de setembro no auditório da Unicentro e as inscrições podem ser feitas a partir do dia 31 de julho, no site da instituição.  

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo