22/08/2023


Brasil Cotidiano

8 tendências de E-mail Marketing para 2022

O e-mail marketing é uma ótima forma de contato ativo que, se bem trabalhado, pode trazer muitos resultados para um negócio

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O e-mail marketing está longe de ser uma ferramenta obsoleta na web (Imagem: Reprodução/pexels)

O e-mail marketing é uma ótima forma de contato ativo que, se bem trabalhado, pode trazer muitos resultados para um negócio. Além de utilizar as melhores ferramentas de e-mail marketing, acompanhar as tendências é essencial para entender como o consumidor se relaciona com esse tipo de comunicação.

Frequentemente, profissionais do marketing analisam e discutem quais são as melhorias que podem ser feitas nas ferramentas já existentes que acompanham a forma de consumo do usuário.

Como o e-mail marketing está longe de ser uma ferramenta obsoleta na web, é preciso que suas estratégias também se atualizem para continuar gerando boa conversão.

Por isso, vamos discutir algumas tendências de e-mail marketing para 2022. Elas buscam potencializar esse canal direto entre a empresa e o cliente e adaptar a mensagem e estratégia ao comportamento do usuário no momento.

1- ACESSIBILIDADE AO PRODUTO

A internet se torna cada vez mais acessível e inclusiva para diversas classes econômicas e grupos sociais. O e-mail marketing precisa acompanhar essa acessibilidade, trazendo conteúdos cada vez mais fáceis de serem compreendidos.

Por isso, o objetivo do e-mail é passar uma mensagem que seja entendida por todos, independentemente do nível de instrução, dispositivo utilizado ou qualidade do sinal de internet. Então, é importante escrever um texto para e-mail marketing totalmente adaptado às necessidades da persona.

Portanto, é preciso adaptar desde a forma de escrita, até a fonte, imagens e outros tipos de linguagens. Pode ser interessante a criação de infográficos, legendas simples, textos curtos e fáceis de ler e outros elementos que facilitam a comunicação com o usuário.

(Imagem: Reprodução/Pixabay)

2 – USO DE DADOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A inteligência artificial (IA) está sendo muito utilizada em diversas aplicações on-line e não poderia ficar de fora nas ferramentas de e-mail marketing. O uso de dados ajuda as ferramentas de IA a criar melhores automatizações para os serviços tradicionais de criação de e-mail.

O feedback contido nos dados de campanhas já existentes pode ajudar na análise do comportamento do usuário de modo a criar um perfil de conteúdo personalizado de acordo com o que mais chama atenção da audiência. Então, alguns dos fatores que podem ser melhorados com a inteligência artificial no e-mail marketing são:

  • Rotina de recebimento de e-mails;
  • Segmentação dos leads;
  • Análise mais detalhada de conteúdo;
  • Assuntos que mais interessam cada segmento.

3 – GERAÇÃO DE CONTEÚDO PELO USUÁRIO

Um dos gatilhos de conversão mais poderosos ainda é a prova social. A prova social é aquilo que faz o consumidor acreditar que uma solução realmente funciona, já que outras pessoas já experimentaram e aprovaram.

Essa é uma forma de conteúdo muito potente e que deve ser explorada dentro das estratégias de e-mail marketing. Portanto, utilize os feedbacks de clientes para compartilhar suas experiências com aqueles leads que estão prontos para serem convencidos de que a sua solução é a ideal.

Algumas formas de compartilhar esses conteúdos gerados por usuários são por meio das próprias avaliações, pesquisas de satisfação ou até mesmo fotos e vídeos de pessoas utilizando o seu produto ou serviço.

4 – BOLETINS INFORMATIVOS E OUTRAS DICAS

A criação de boletins informativos e outras dicas de conteúdo para seu usuário é uma forma de mantê-lo atualizado e engajado com os conteúdos da marca. Eles também podem ser um ótimo caminho para criar relevância para o seu conteúdo e despertar o gatilho da autoridade.

Nesse tipo de conteúdo, pode ser interessante explorar as novas tendências do mercado no seu segmento, oferecer dicas de soluções que estão ajudando seus clientes, notícias importantes do setor e muito mais.

Então, os boletins podem ser ótimas formas de reunir uma boa quantidade de conteúdo e acertar em algo que realmente gere valor ao seu usuário. Esses são conteúdos com alto poder de geração de valor que vão aproximar o usuário de uma conversão em venda.

5 – OMNICHANNEL

Omnichannel é uma forma de integração entre os canais de comunicação em que o e-mail marketing está presente. O objetivo do Omnichannel é fazer com que o cliente não veja a diferença entre o on-line e o físico e seja capaz de dar continuidade ao relacionamento com a sua marca por canais diferentes.

Em 2022, essa é uma tendência que deve ser explorada, pois utilizar o e-mail marketing com essa integração entre os canais é mais uma forma de aproximar o cliente e proporcionar uma experiência mais imersiva no conteúdo da marca.

(Imagem: Reprodução/Pixabay)

6 – E-MAILS INTERATIVOS E ANIMAÇÕES

Uma das grandes falhas do e-mail marketing sempre foi a dificuldade de interação com os usuários. Então, uma solução para esse problema é a criação de um layout em que seja possível o consumidor interagir com o conteúdo por meio de enquetes, perguntas, catálogos integrados no e-mail e outras aplicações.

7 – LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é um assunto cada vez mais importante para empresas on-line. O tratamento de dados de usuários deve ser prioridade em qualquer negócio para que não se crie problemas que prejudiquem sua empresa e causem danos também ao usuário.

Dentro da criação do e-mail marketing isso deve ser feito de forma que o e-mail ofereça ao usuário total autonomia quanto aos dados compartilhados e o armazenamento dessas informações pela empresa.

Também é preciso que a empresa esteja preparada para utilizar esses dados com responsabilidade, consentimento do usuário e possa justificar o uso dessas informações.

8 – PERSONALIZAÇÃO

A personalização dos e-mails é essencial para que a mensagem chegue ao usuário de forma impactante e que gere valor. Para isso, é preciso um estudo de público-alvo, segmentação e conteúdo de modo a ser mais positivo na mensagem e não causar má impressão no usuário que recebe a mesma.

Quanto mais personalizado for o e-mail, maiores são as chances de sua mensagem fazer efeito e o usuário se manter engajado com a sua marca. Para isso, podem ser utilizadas algumas ferramentas de e-mail marketing capazes de captar dados que, com ajuda da inteligência artificial, serão capazes de criar campanhas cada vez mais assertivas.

Portanto, em 2022, uma das tendências é o investimento em personalização para que os e-mails fiquem cada vez mais efetivos e tragam mais resultados.

CONCLUSÃO

O e-mail marketing ainda é uma das formas de comunicação direta mais efetivas entre empresas e consumidores. Todos os dias, milhares de e-mails são enviados e alguns caem no spam, tanto por indicação dos usuários como pela própria análise do provedor.

Com a quantidade de e-mails circulando na internet, é preciso que marcas estejam com suas estratégias afiadas para entregar o melhor conteúdo possível através desse canal de comunicação poderoso.

Uma boa estratégia de e-mail marketing previne que seu conteúdo caia na caixa de spam e tenha maior taxa de abertura e conversão. Por isso, é importante utilizar as melhores ferramentas de e-mail marketing disponíveis no mercado para aproveitar melhor este recurso em seu negócio.

Gostou de saber mais sobre as tendências de e-mail marketing para 2022? Qual delas você considera mais importante no momento em que estamos vivendo na internet?

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Antunes

Jornalista

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