Colaboração de Rodrigo Mello
Depois de oficializar sua participação no programa Família Paranaense, ainda no mês de maio, e de ter realizado diversas reuniões em preparação ao início do projeto, o departamento de Assistência Social já iniciou o trabalho com 80 famílias de Mangueirinha. O programa, que é do governo do Estado, é gerenciado pelo município e tem por objetivo emancipar as famílias em situação de vulnerabilidade social. A primeira-dama do município e diretora do departamento de Assistência Social, Fabiana Denardin, comenta que o projeto irá auxiliar as ações que já estavam sendo desenvolvidas pela Administração Municipal. “O departamento de Assistência Social é o órgão que gerencia o programa. Nós já acompanhávamos estas famílias através do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), que realiza o atendimento e acompamento. A única diferença é que agora contamos com o apoio do Estado, o que amplia também o nosso poder de atuação”, explicou.
Para que o programa de resultados positivos o município já realiza ações nas áreas de segurança pública, habitação, titulação da terra, pavimentação, melhoramento da rede de água e esgoto, complementação alimentar, oferta de insumos e incentivos para estimular a agricultura familiar. Além disso, as famílias também estão sendo incentivadas a conseguir um lugar no mercado de trabalho a partir da realização de cursos de qualificação profissional. De acordo com Fabiana, as atividades são realizadas de forma integrada. “Nós trabalhamos em parceria com todos os departamentos da prefeitura, pois para dar resultado o trabalho precisa ser integrado”, afirmou.
Atualmente 80 famílias já foram inseridas nos programas. Além de já estarem sendo beneficiadas de acordo suas necessidades, elas também participam de palestras e cursos de qualificação, pois segundo Fabiana, as famílias precisam cumprir com uma série de determinações para que o programa obtenha o resultado esperado. “Nossa intenção é que no final de dois anos, que é o tempo de permanência no programa, as famílias se mantenham sozinhas”, finalizou ao confirmar que até o final do ano a intenção da Administração Municipal é ampliar o número de famílias atendidas para 170.
Foto: A primeira-dama do Estado, Fernanda Richa, ladeada pela primeira-dama de Mangueirinha, Fabiana Denardin e a chefe de gabinete Marlene Graminho durante o lançamento do programa.