Com o intuito de possibilitar aos eleitores de Guarapuava e região, a realização de eleições tranquilas e seguras em 2018, a Polícia Militar articulou um esquema de segurança especial para o final de semana de votação. De acordo com o Capitão Cristiano Cubas, responsável pelo efetivo policial nesta operação, 80 policiais estarão atuando diretamente à serviço das eleições deste ano, atendendo Guarapuava e região.
“Além da nossa cidade, estaremos com policiais militares atuando em Campina do Simão, Candói, Turvo, Goioxim, Foz do Iguaçu, Reserva e Pinhão. Nesses municípios, assim como em Guarapuava, o efetivo estará centrado nos principais pontos de votação”, explicou Cubas.
Segundo o Capitão, o efetivo estará em policiamento fixo, com homens de prontidão nos maiores locais de votação entre às 7h e às 18h de domingo (7). Além disso, policiais também estarão em viaturas, com patrulhamento ostensivo, desde à noite deste sábado (6).
“Nós começamos nossos trabalhos ainda no dia anterior a votação. Teremos policiamento fixo no Fórum Eleitoral, dia e noite, para o transporte seguro das urnas. Além desse reforço, teremos o patrulhamento de choque dentro do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM), de prontidão, para qualquer necessidade”.
Para as eleições, Guarapuava foi dividida em cinco setores específicos, segundo Cubas, onde cada um atenderá de 15 a 17 colégios eleitorais. Nestes pontos, policiais estarão em patrulhamento munidos também da rádio patrulha. Para que as eleições ocorram e forma tranquila no terceiro planalto, Cubas orienta a atenção e prudência dos eleitores.
“Além do voto consciente, orientamos sobre o trabalho de prevenção e detenção da Polícia Militar neste dia. Estamos em atividades e atentos as ações da população. Sabemos, por exemplo, que o transporte de eleitores e a compra de voto são crimes, que resultam em prisão em fragrante delito, vamos evitar complicações para tenhamos uma eleição tranquila”, orientou Cubas.
Para denunciar crimes eleitorais, o telefone é 190 ou 193.
PARANÁ
Em todo o Estado, mais de 10 mil policiais militares e 1.720 viaturas estarão em locais de votação e nos principais pontos dos municípios paranaenses. De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), o reforço do policiamento também será voltado ao combate de crimes e contravenções eleitorais e outras irregularidades, em apoio à Justiça Eleitoral, principalmente para coibir o derramamento de propaganda eleitoral próximo aos colégios eleitorais e boca de urna.