Nesta segunda (25), a Secretaria de Saúde confirmou a 80ª morte por conta da covid-19 em Guarapuava. Trata-se de um idoso de 71 anos, com hipertensão arterial, doença cardiovascular e obesidade. De acordo com a Saúde, ele teve os primeiros sintomas no dia 2 deste mês, sendo internado no dia 11 e morreu hoje (25).
Além disso, a Saúde confirmou mais 21 casos da doença. Totalizando assim, 6.352 confirmações no município. Destas, 575 estão ativas e tem alta chance de contaminar outras pessoas. Contudo, há registro de 5.697 pacientes recuperados do vírus. Por fim, 152 casos estão em investigação e 7.185 foram descartados.
VACINAÇÃO EM GUARAPUAVA
Nesta segunda (25), os primeiros profissionais a receberem a vacina de Oxford em Guarapuava foram os funcionários do Instituto Virmond que atuam no centro cirúrgico e no pronto atendimento.
A aplicação ocorreu no Centro de Vacinação da Covid-19, montado na praça Cândido Xavier, no Centro. Neste último lote, o município recebeu 1.240 doses destinadas ao grupo prioritário da área da saúde. Já a técnica de enfermagem Elza Maria de Oliveira atua há 32 anos no hospital e foi a primeira da fila. “É muito importante! Eu tenho minha mãe idosa em casa e trabalho há 31 anos só na UTI geral. Meu Deus, é uma vitória, um alívio!”.
Conforme o médico Gabriel Nasser, a vacina é extremamente importante.
É importantíssima porque salva vidas! Ela diminui as chances de complicações, internamentos. Muitos falam bobagens, falam o que não entendem, mas ela está aqui porque funciona, tá aqui pra ajudar a gente.
A aplicação segue durante a tarde para os profissionais do Hospital São Vicente. Nessa etapa da vacinação só recebe a dose quem consta do cadastro prévio enviado pela direção dos hospitais para a Vigilância Epidemiológica. A ordem de atendimento é conforme o recebimento das listas por e-mail e obedecendo a classificação de risco estabelecida pelo protocolo do Ministério da Saúde. Na sequência, também devem ser protegidos os funcionários do Hospital Semmelweiss de Entre Rios.
DOSES REMANESCENTES
Posteriormente, será feita a imunização dos profissionais de saúde da rede particular com as doses remanescentes deste lote último lote. Entretanto, as clínicas, laboratórios e empresas devem fazer o cadastro prévio enviando um e-mail para o seguinte endereço: epidemioguarapuava@gmail.com. A vacinação ocorrerá conforme a ordem de chegada das listas.
Leia outras notícias no Portal RSN.