22/08/2023
Política

Zeca Dirceu comemora Medicina na Campo Real

Deputado federal foi um grande incentivador para que o curso fosse implantado em Guarapuava

pacheco

 

O mantenedor Antonio Cesar Ribas Pacheco, Zeca Dirceu e a professora Lourdes leal (Foto: Divulgação)

A liberação do curso de Medicina na Faculdade Campo Real em Guarapuava continua repercutindo. O deputado federal Zeca Dirceu comemorou a publicação da portaria nº 1.217 que autoriza o curso. O ato assinado pelo Ministério da Educação (MEC) é referente ao edital nº 6/2014, que autorizou a implantação de novos cursos, e contemplou o município com a nova graduação. A Campo Real vai ofertar 55 vagas por ano.  Com a assinatura dos termos de compromisso, a instituição terá 18 meses para implantar o curso, mas o primeiro vestibular já acontecerá no dia 28 de fevereiro de 2018.

Como presidente da Frente Parlamentar Mista para Ampliação dos Cursos de Medicina, o deputado Zeca Dirceu foi um grande incentivador da graduação, desde o início, junto com a direção da faculdade. “Foi uma longa espera pela publicação do ato de autorização. E, agora, temos que celebrar essa conquista com todos os envolvidos nesse processo e com toda a população de Guarapuava e região, que será a maior beneficiada com a implantação do curso”, destacou.

Desde maio, o deputado pediu celeridade ao MEC, por meio de ofício, nos procedimentos para o início das ações dos novos cursos. Em outubro, a Comissão de Monitoramento do Ministério da Educação e Cultura (MEC) recomendou a autorização do funcionamento do curso de medicina na Faculdade Campo Real, após a visita de monitoramento para avaliação das condições técnicas da instituição. Foi analisada a infraestrutura da universidade e realizadas visitas técnicas à rede pública de saúde do município.

Zeca Dirceu afirmou que a conquista de novos cursos é fundamental para atender a carência de mais profissionais da área médica na saúde pública. “Minha luta por mais médicos e pela melhoria do atendimento da saúde pública vem de longa data. E com o Programa Mais Médicos, criado em 2013, nós estamos concretizando essa meta. Junto com os prefeitos e as Instituições de Ensino do Paraná, nós traçamos esse caminho e insistimos até o fim para que os cursos se tornassem uma realidade ”.

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.