Com AEN
Os cursos técnicos oferecidos nas escolas estaduais do Paraná e seus parceiros (Senai e Senac) alcançam 95% da população do estado. Dos 399 municípios, apenas 76 não têm nenhuma opção de cursos técnicos profissionalizantes gratuitos oferecidos pela Secretaria de Estado da Educação, pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Médio Técnico e Emprego) ou pela Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil), do governo federal.
O mapeamento feito pelo Departamento de Educação e Trabalho, com dados referentes ao número de matrículas no Estado, aponta que menos de 5% da população paranaense (4,68%) não têm acesso gratuito a cursos técnicos na cidade onde moram. Essas cidades concentram em média cerca de 10 mil moradores. Alguns municípios são menores, possuem 2 mil habitantes, e um curso técnico não tem demanda para ser implantado.
As pessoas que moram nessas cidades, no entanto, têm opções de formação profissional na região. Municípios maiores, que ficam em grandes centros, ofertam os cursos técnicos na rede estadual de ensino e nas instituições parceiras como Senai e Senac. A média de distância é 55 quilômetros para quem pretende fazer um curso técnico e mora em uma das 76 cidades onde não existe essa opção.