22/08/2023
Paraná Segurança

Paraná desenvolve ações de prevenção contra violência de gênero

No Estado há 21 delegacias especializadas para atendimento à mulher. Além do Botão do Pânico e do Ônibus lilás

violência

Conforme a AEN, no Estado há 21 Delegacias Especializadas para atendimento à mulher (Foto: Sejuf/Paraná)

Com o objetivo de prevenir a violação de direitos e proteção de mulheres vítimas de violência doméstica, o Paraná desenvolve uma série de políticas públicas. Desse modo, no Estado há 21 Delegacias Especializadas para atendimento à mulher.

Além disso, o Paraná também conta com o Botão do Pânico, ferramenta que faz parte do aplicativo 190 da Polícia Militar. De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), o botão permite à usuária acionar a polícia no momento em que se sentir ameaçada.

Ao clicar no botão, o App 190-PR detecta a posição geográfica da vítima e grava 60 segundos de áudio do ambiente onde o celular está. Ao receber o chamado, a Central da Polícia Militar, no mesmo instante, encaminha a viatura mais próxima.

Entre janeiro de 2019 e setembro de 2022, houve 2.921 atendimentos no Ônibus Lilás, em 105 municípios de todas as Regiões do Estado, recebendo mais de 15 mil mulheres. Assim, as visitas da unidade móvel são agendadas pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf).

Para receber o atendimento do ônibus lilás, os municípios devem enviar um ofício no e-mail politicadamulher@sejuf.pr.gov.br. O atendimento também é levado à localidades mais distantes. Desse modo, mulheres que moram em assentamentos, aldeias indígenas, comunidades rurais e quilombolas também podem recorrer ao serviço.

PROTAGONISMO FEMININO

Além da cobertura na área de segurança pública, o reforço do protagonismo feminino é fundamental para a mudança desse cenário. Quem explica é a chefe do Departamento de Políticas para Mulheres da Sejuf, Walquíria Onete Gomes.

A melhor política pública possível é o fortalecimento dos espaços de participação feminina nas políticas públicas. Assim como o Conselhos de Direitos da Mulher, tanto o estadual quanto os municipais.

O Paraná também está na terceira edição do Plano Estadual dos Direitos da Mulher. Aprovada em março de 2022, ele tem vigência até 2025. De acordo com o levantamento organizado pelo Sejuf, em 2021 o Estado contava com 58 conselhos municipais ativos. Já em 2022, esse número subiu para 106 conselhos. Desse modo, a ideia é alcançar representatividade nos 399 municípios.

A rede de atendimento à mulher é ampla e trabalha de forma integrada para o atendimento em caso de violência. Por fim, confira os contatos úteis em caso de denúncia:

  • Central de Atendimento à Mulher: 180
  • Centro de Referência de Atendimento da Mulher (Cram): (41) 3338-1832
  • Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher: (41) 3010-7034
  • Disque Denúncia: 181
  • Disque Direitos Humanos: 100
  • Polícia Militar: 190
  • Polícia Civil: 197

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.