22/08/2023
Blog da Cris

A autopreservação da política em xeque

Disputas partidárias e a judicialização da política ofuscam os debates essenciais e aprofundam a crise de credibilidade nas instituições democráticas

Brasília (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

A atual dinâmica política brasileira revela uma profunda crise de confiança nas instituições. Em Brasília, a agenda parece ter se desviado do interesse nacional para a autopreservação de uma classe política. As pautas legislativas e as ações do Executivo frequentemente priorizam a proteção de indivíduos investigados, em vez de abordar as urgentes questões sociais e econômicas, como o desemprego crescente e o aumento do custo de vida.

Essa inversão de prioridades é alarmante. Surgem como nuvens sobre o céu azul. Enquanto o foco se mantém em manobras políticas, o debate sobre temas cruciais, como a sustentabilidade do INSS, fica ofuscado por disputas partidárias. A transferência de responsabilidade entre os poderes contribui para a inércia, perpetuando problemas críticos sem solução.

A crise é intensificada pela politização do Judiciário e pela judicialização da política, que comprometem a credibilidade do sistema de justiça. A percepção de que decisões legais podem ter influência de interesses políticos gera um ambiente de instabilidade. E aprofunda a polarização, minando a confiança na aplicação imparcial da lei e nas instituições democráticas.

O conjunto de ações e decisões no poder público reflete um sistema que privilegia a manutenção do poder e dos privilégios em detrimento do bem-estar coletivo. A resolução dessa crise exige uma resposta firme da sociedade civil, que deve demandar maior transparência e responsabilização, reorientando a agenda política para as necessidades fundamentais do país.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.