22/08/2023


Blog da Cris

A fase ainda é de apresentação dos candidatos a prefeito

Fase mostra os quatro primeiros dias da propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Depois, vai ser a vez do posicionamento e das propostas

Propaganda eleitoral (Imagem: TSE/SC)

Candidatos a prefeito em Guarapuava já podem continuar a campanha em busca de votos, de forma tranquila. É que a Justiça Eleitoral confirmou que os quatro candidatos encontram-se aptos para as eleições deste ano. Mesmo antes dessa confirmação oficial, Baitala, Celso Góes, Dr. Antenor e Samuel Ribas, já estavam no trecho. Mas é com a fase da propaganda gratuita no rádio e na televisão que os candidatos ‘embalam’. Mas o fato é que a fase, por ora, ainda é de apresentação dos candidatos. Pela lógica, depois vem o posicionamento e então as propostas.

Por ordem alfabética, começo com Baitala (Guarapuava merece mais). Estreiante na política partidária, os programas buscam mostrar que mesmo assim, o candidato está preparado para administrar a cidade. Utilizando uma jornalista como âncora, ele passa a responder perguntas sobre as áreas da gestão pública. Hoje, por exemplo, assisti ele falando sobre a área de saúde. Para o candidato a saúde está “muito mal”. E como proposta acha que deve haver contratação de mais profissionais nos postos de saúde.

Por enquanto, nesses quatro primeiros dias, a plasticidade prioriza os programas de Celso Góes (Guarapuava cada vez melhor). Tecnicamente, muito bons. A intenção inicial está sendo mostrar que o prefeito, que concorre à reeleição, é uma pessoa boa, que se preocupa com pessoas. Quem conhece Celso Góes, sabe muito bem que ele tem um ‘jeitão tosco’ de tratar as pessoas. Mas isso não significa que essa autenticidade deponha contra ele. Pelo contrário. E essa diferença que o ‘marketing’ da campanha mostra pelos depoimentos de quem mais o conhece: a família. A presença do ex-prefeito Cesar Silvestri Filho surge muito forte, mostrando que houve uma sintonia entre os mandatos dele com a atual de Celso Góes.

Já Dr. Antenor (Uma só Guarapuava) surge despido, como ele é. A oração de São Francisco cantada pelo candidato ressalta o lado religioso, o envolvimento com movimentos sociais, como grupos de jovens, Pastoral Operária. Com ‘storytelling’, em ‘primeiro plano’, imagens destacam a jornada de um candidato, as crenças dele,  os valores e objetivos. Mostra um candidato humanizado com imagens dele sempre abraçado por pessoas. A intenção, creio eu, é mostrar que Dr. Antenor é uma pessoa com a qual os eleitores podem se relacionar. ‘Fecha’ a fala dele quando diz que pretende ser um prefeito que não vai ficar “fechado no gabinete” e que não pertence a nenhuma das famílias tradicionais da política.

Por fim, Samuel Ribas (União), que possui menor tempo da propaganda, mostra ainda que possui tradição familiar no agro. Atual vice-prefeito, se diz apto a administrar a cidade. Mas como já escrevi aqui, se ‘joga’ por inteiro na imagem do ex-prefeito Fernando Ribas Carli, recuperando até mesmo um trecho do jingle ‘carlista’.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo