22/08/2023
Blog da Cris Paraná Política

A fila andou!

A política, como o tempo, não para. No Paraná, Alexandre Curi (PSD) ganha pontos com o governador. No Brasil, Lula se recupera e cresce

Curi e Ratinho Junior voam juntos (Foto: reprodução/ redes sociais

A política, como o tempo, não para. No Paraná, o governador Ratinho Júnior (PSD) deu um sinal claro de preferência para a sucessão: o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi (PSD). O gesto de levar Curi no helicóptero oficial foi mais do que um convite; foi uma declaração política. Juntinhos, ambos prestigiaram a reabertura do Hospital e Maternidade Municipal de Rio Branco do Sul. Ou seja, enquanto outros nomes, como Guto Silva e Rafael Greca, perdem espaço, Curi se consolida como o herdeiro político do Palácio Iguaçu.

Posso dizer que essa consolidação se baseia em resultados. A produtividade recorde da Alep sob a gestão de Curi e a intensificação de viagens pelo estado reforçaram a imagem dele como um líder pragmático e agregador. Com um possível adversário como Sérgio Moro (União) enfrentando desafios e o risco de inelegibilidade, o caminho parece se abrir para uma chapa ampla governista. A articulação já avança nos bastidores, com a possibilidade de uma chapa com Greca como vice e Guto Silva ao Senado. Arrisco compor essa ‘trinca’.

LULA CRESCE

Se a fila andou no Paraná, ela também avança para o presidente Lula (PT). Pesquisa recente da Genial/Quaest, feita entre 2 e 5 de outubro, mostra um novo patamar de aprovação para o governo federal. A popularidade de Lula, que vinha em queda, agora mostra uma recuperação consistente.

De acordo com o levantamento, a aprovação do presidente subiu para 48%, enquanto a desaprovação caiu para 49%. Esse crescimento, em todas as Regiões do país, interrompe uma sequência de resultados negativos e reforça a estabilidade do governo.

O cenário político se movimenta em todas as esferas. A consolidação de Curi no Paraná e a ascensão de Lula em nível nacional indicam que os próximos anos serão de intensa disputa e articulação, com as principais forças políticas definindo rumos e testando nomes para o futuro.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.