22/08/2023
Blog da Cris

A fumaça de Guto e Deltan no retrovisor da política

Assessoria nega articulação com o ex-procurador, e reforça agenda técnica, mas rumores dizem que onde "há fumaça, há fogo"

Guto Silva, secretário de Estado das Cidades (foto: arquivo/RSN)

O jogo político para 2026 já começou a ser jogado nos bastidores, e o nome do secretário de Estado das Cidades, Guto Silva (PSD), tem sido o alvo preferido de especulações que circulam, principalmente, em blogs e portais de oposição ao Governo do Estado. A “bola da vez” nesta segunda (12), é a teoria de que Guto estaria assediando o ex-procurador Deltan Dallagnol (Novo) para ser vice em uma futura chapa ao Palácio Iguaçu. São conversas que teriam subido a Serra do Mar no último fim de semana.

No entanto, o que se vê na prática mostra um cenário bem diferente do que pintam as notas plantadas. Enquanto a oposição tenta criar narrativas de “chapão” ou alianças improváveis, o staff de Guto Silva é categórico. Ao blog, a assessoria do secretário afirmou que ele “segue trabalhando intensamente, focado nas entregas das Cidades e sem se preocupar com especulações prematuras”.

A estratégia de Guto é clara e técnica: moldar o perfil através de resultados de gestão para consolidar-se como o sucessor natural de Ratinho Junior. Ele sabe que, para ser o “ungido” pelo governador, o caminho é a lealdade e o trabalho silencioso, longe do barulho das redes sociais e das intrigas de corredor.

O “X” DA QUESTÃO

O pano de fundo dessa movimentação vai além do nome de Guto. Nos bastidores, comenta-se que o próprio governador Ratinho Junior teria total interesse em desarticular o discurso direitista de Sergio Moro  (União Brasil). Isso porque ao aproximar ao grupo, nomes ligados à Lava Jato, o governador tenta esvaziar o principal palanque de oposição e neutralizar o protagonismo de Moro no eleitorado conservador.

A especulação de que Deltan seria um trunfo contra Moro, hoje o principal adversário nas pesquisas para o governo, no entanto, ignora um detalhe crucial do cenário atual: a dupla da Lava Jato já não fala a mesma língua politicamente.

Desde as eleições municipais em Curitiba, quando Deltan e Moro caminharam em campos opostos, o distanciamento entre os dois ficou evidente. Deltan apoiou a candidatura de Eduardo Pimentel (PSD), enquanto Moro estava em outra trincheira. Portanto, qualquer narrativa que tente colocar Deltan na vice de Guto como uma “arma de guerra” contra Moro precisa, antes, combinar com a realidade desse afastamento.

O ENTRAVE JURÍDICO

Além da questão política, existe a barreira legal. É sempre bom lembrar que Deltan Dallagnol encontra-se inelegível após a cassação do mandato pelo TSE, com base na Lei da Ficha Limpa. Embora o ex-procurador siga como uma voz influente e um forte “cabo eleitoral”, a presença dele em uma urna eletrônica ainda depende de reviravoltas jurídicas que hoje parecem distantes.

Por fim, o que a assessoria de Guto Silva diz é que enquanto os blogs oposicionistas tentam antecipar o tabuleiro e criar atritos, o secretário mantém o pé no acelerador da secretaria. Para ele, o melhor marketing ainda é a obra entregue no município. O resto, por enquanto, é apenas o barulho normal de quem vê 2026 logo ali na esquina.

Entretanto, no agitado submundo da política paranaense, é sempre bom manter o radar ligado. Diz o ditado popular que “onde há fumaça, há fogo”. Se por um lado Guto foca na gestão, por outro, os movimentos de bastidores raramente nascem do nada. Resta saber se essa “fumaça” é apenas fogo de palha da oposição para gerar desgaste ou se há, de fato, alguma articulação subterrânea sendo montada para o futuro.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.