22/08/2023

A história de Mathias Leh à disposição do público

imagem-63142

Já está finalizada a impressão do primeiro lote do livro "Mathias Leh – Um olhar para o futuro", de autoria do jornalista guarapuavano Paulo Esteche (na foto, a capa oficial). A obra tem 608 páginas no formato A4, cerca de 200 fotos e uma minuciosa biografia do ex-presidente da Cooperativa Agrária Entre Rios Ltda., situada em Entre Rios, Guarapuava, uma das regiões agrícolas mais importantes do Brasil.

O livro traz detalhes sobre a vida de Mathias, falecido em 1994, reconhecidamente uma das lideranças suábias mais respeitadas em diversos países europeus. Os suábios se originaram na formação do antigo Império Austro-Húngaro, transformado ao término da 1ª Guerra na Federação Iugoslava. Após a 2ª Guerra, os suábios foram expulsos para o exílio na Áustria e, passados 7 anos, repatriados para vários países – 500 famílias no Paraná, onde fundaram a Cooperativa Agrária, hoje um conglomerado de empresas industriais e de produção de diferentes culturas agrícolas. 
O livro tem como síntese a saga do povo suábio, sua luta para superar toda sorte de dificuldades em meio a guerras, o ressurgimento em terras brasileiras e a participação de Mathias Leh nesse processo, assim como de outros companheiros de Cooperativa que ajudaram a fincar os marcos da colonização suábia em Entre Rios.

A apresentação do livro é do ex-ministro Delfim Netto, com participação do ex-secretário de Estado (Paraná) Eugênio Stefanelo e do historiador austríaco Josef Gappmaier, além de dezenas de entrevistas e fontes de consulta. Um trabalho a muitas mãos que pretende ser mais uma fonte de consulta sobre a história dos suábios, em especial sobre Mathias Leh, falecido aos 57 anos, sendo 28 dedicados à Cooperativa Agrária, modelo de colonização e organização cooperativa reconhecido internacionalmente.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo