22/08/2023

A hora é de decisão!

O  eleitor indeciso (7%) ou aquele que tiver a intenção de votar em branco (7%),  tem a oportunidade de decidir ou de mudar a intenção de voto, na noite desta terça (30). Logo após a novela Império da Globo, candidatos ao Governo do Paraná se confrontam no último debate destas eleições, a partir das 22h50. A expectativa do eleitor é grande. Afinal, a semana foi marcada por troca de acusações e de “balões” que ficaram mais para factóides do que para as denúncias prometidas.

O governador Beto Richa, que lidera a competição com possibilidades de vencer já no primeiro turno, bate em Gleisi com sobras para o senador Roberto Requião, afirmando que ambos dificultaram a liberação de empréstimos para o Paraná. Gleisi diz que o Paraná caiu no ranking do Ideb e Requião  entende que o Governo  “quebrou” pequenas e microempresas com antecipação de receita. Nos bastidores, refiro-me às redes sociais, as acusações “ganham corpo”, principalmente entre peemedebistas. Dissidentes protocolaram denúncia crime contra Requião com base em contabilidade particular, mas de gastos com dinheiro público, enquanto foi governador do Paraná. Os documentos foram encontrados num dos cofres da casa oficial do governador, no Canguiri. A denúncia é fato concreto. Já Requião prometeu soltar uma bomba. Gerou expectativas, mas não passou disso.

Escândalos também marcam a campanha política entre os majoritários. Se Gleisi é penalizada com as lembranças do  Caso Gaievski, que envolveu  o ex-assessor da candidata na Casa Civil da Presidência, e que responde a 17 processos por crimes sexuais contra menores; Requião está envolvido em inquérito da Polícia Militar cuja conclusão é que o ex-governador manteve cavalos de sua propriedade com dinheiro do povo. Beto Richa, por sua vez, é envolvido no caso da “sogra fantasma” do secretário especial de Richa, Ezequias Moreira, que empregou a mãe da sua esposa por 11 anos na Assembleia Legislativa sem que ela fosse trabalhar.

Apesar de tudo isso “rechear” a campanha, o debate de hoje promete “circular” no campo das propostas. O que melhor transmitir a sua mensagem, com certeza, somará votos. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo