22/08/2023

A impunidade dá carona!

Motoristas irresponsáveis continuam fazendo vítimas no trânsito e pegam carona na impunidade.

Diariamente, ruas da cidade, estradas do país, se transformam em cenas de crimes que ceifam vidas, mutilam pessoas fisicamente, vitimam inocentes, provocando que noticias sejam escritas com sangue. Feridas são abertas e causam dor incurável em famílias.

O pior ainda é que a maioria desses crimes é resultado da associação perversa entre o consumo de bebidas alcoólicas, volante, alta velocidade e lei branda beneficiada pelas artimanhas de defensores beneficiados pelas brechas da lei.

Se no Brasil é assim, nos Estados Unidos, quem provoca uma morte no trânsito dirigindo sob efeito de álcool é condenado a 20 anos de cadeia. Exemplos como esses, em outros países, não faltam. Mas as  leis brasileiras que tratam do assunto são brandas. As punições, raras.

Enquanto isso,  motoristas despreparados, jovens inconsequentes que tentam se auto-afirmar, em provar sei lá o que a não sei quem, continuam à solta, provocando “rachas” em pleno centro da cidade, fazendo ultrapassagens perigosas nas estradas, patrocinando a morte.

E o que fazer para conter esses crimes? Campanhas educativas? Aumentar a fiscalização? Tudo isso é válido, mas enquanto a impunidade prevalecer, enquanto a irresponsabilidade continuar sendo “protegida” por ações que tentam “driblar” a justiça em prol de réus, tudo vai continuar igual, ou pior.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo