Conteúdo exclusivo para a RSN
De acordo com uma pesquisa da Serasa Experian divulgada no dia 15 deste mês, a inadimplência dos consumidores brasileiros teve um crescimento de 15,8% em relação ao primeiro trimestre de 2014. No entanto, quando comparados os índices entre fevereiro e março deste ano, o aumento foi de apenas 0,2%.
Uma dívida não paga pode trazer noites mal dormidas e muitas outras preocupações, como o medo de ter o nome no SPC, diminuindo a qualidade de vida dos compradores. Por isso, é necessário ficar atento para saber se os seus hábitos de consumo estão controlados e não são prejudiciais ao seu bem-estar.
Teste de saúde financeira
A Serasa Consumidor desenvolveu com a ajuda do Ambulatório de Transtornos do Impulso, do Hospital das Clínicas de São Paulo, um teste para diagnosticar os problemas relacionados ao consumo. A partir dele você pode ter uma ideia de como anda o seu comportamento como consumidor e se ele tem prejudicado sua saúde.
Entre as perguntas do teste estão assuntos como a maneira de pagamento, o quanto do seu salário é comprometido com financiamentos e parcelamentos e se a pessoa tem clareza dos próprios gastos. Além de permitir diagnosticar o problema, ele ajuda a perceber quais são os seus erros e por que o seu salário não é o suficiente para quitar suas pendências financeiras.
Veja aqui o teste
A pessoa que está negativada e com o nome no SPC, ou aquela que pretende evitar essa situação pode mudar o seu comportamento a fim de não permitir que isso tire o seu sono. Veja mais informações sobre o Serviço de Proteção ao Crédito aqui.