22/08/2023
Brasil Geral

À meia noite, termina o Horário de Verão

imagem-107508

* Da Redação

À meia noite deste domingo (21) termina o Horário de Verão e os relógio devem ser atrasados em uma hora. O horário, criado com o objetivo de reduzir o consumo de energia elértica nos estados onde é implantado, divide a opinião dos brasileiros.

O Ministério de Minas e Energia informou no final de 2015 que a versão 2015/2016 do horário de verão seguiria as regras estipuladas no decreto 6.558, de 2008, revisado em 2013, que fixa a duração de quatro meses, entre o terceiro domingo de outubro de cada ano e o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

Segundo o ministério, nos últimos dez anos, o horário diferenciado em parte do país durante o verão tem possibilitado uma redução média de 4,6% na demanda por energia no horário de pico.

ECONOMIA EM GUARAPUAVA

De acordo com os dados divulgados pela Energisa, Guarapuava teve uma redução no consumo de 0,40% de energia durante. O horário brasileiro de verão teve início no dia 18/10/2015 e foi implantado em onze estados das regiões Sul e Sudeste, mais o Distrito Federal.

Segundo a empresa, o resultado obtido em sua área de concessão, na cidade de Guarapuava, foi uma redução na demanda de cerca de 5% e uma redução no consumo de aproximadamente 0,40%, ou seja, uma economia de 380 MWh (megawatts-hora), o equivalente ao consumo de 2.600 residências durante um mês, ou proporcional ao consumo de uma cidade de 7.800 habitantes, durante o mesmo período.

Segundo o gerente de Operação do Sistema, Stevon Schettino, o resultado está dentro dos objetivos esperados com a medida, reduzir não só o consumo, mas principalmente a demanda: “Com o horário de verão reduz-se o esforço do sistema, ou seja, as pessoas mudam seus hábitos, há um alívio no uso das redes de transmissão de energia no horário de pico. Por exemplo, no início da noite, o consumo de energia residencial é diluído e normalmente não coincide com o horário em que as luzes da iluminação pública são acesas, isso torna o sistema de distribuição mais seguro, pois fica mais aliviado no pico e menos sujeito às interrupções de emergência”, destaca.

Esta é a 40ª edição do horário de verão no país. No Brasil, a mudança foi adotada pela primeira vez no dia 1 de outubro de 1931, através do Decreto 20.466, abrangendo todo o território nacional e manteve-se ininterruptamente somente a partir de 1985.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.